Todos os que acedem com alguma frequência ao gestor de tarefas do Windows já repararam que alguns processos se repetem sem que tenhamos controlo sobre eles e que executam tarefas que desconhecemos.
Os processos svchost estão constantemente a ser usados no sistema sem que saibamos muito bem o que estão a fazer, tendo apenas a certeza que consomem recursos, muitas vezes de forma elevada.
Mas o que estão esses processos svchost a fazer e quem os lançou no sistema? Essa pergunta pode ser facilmente respondida se usarem a ferramenta svchost.exe Lookup Tool.
Esta aplicação consegue dar-vos uma imagem precisa do que todos os processos svchost estão a fazer e quem são os serviços que os estão a usar.
Estes processos, em situações normais, são usados pelo sistema operativo para lançar e gerir serviços essenciais, se bem que essa informação nem sempre esteja perfeitamente visível.
Com o svchost.exe Lookup Tool vão finalmente conseguir verificar que serviços estão associados a cada uma das instâncias dos diferentes processos svchost e assim perceber quais os que estão a consumir mais recursos e até os que nem deveriam estar a ser executados.
Esta aplicação limita-se a apresentar informação sobre esses processos. Essa informação apresenta os dados referentes ao nome do serviço, o serviço, o nome do processo, o PID do mesmo, a memória em utilização por esse processo e o comando completo que foi executado para o lançamento desse serviço.
Com esta informação poderemos efectuar um despiste maior de problemas no Windows, se assim o necessitarmos.
Caso cliquem num dos serviços que o svchost.exe Lookup Tool apresenta, podem visualizar informação adicional sobre o mesmo processo.
Essa informação é complementar à que e já apresentada. Os dados mostrados combinam informação sobre o serviço e sobre o processo em causa.
Usem o svchost.exe Lookup Tool para terem acesso a informação adicional sobre todos esses processos estranhos que correm nas nossas maquinas e que ninguem sabe bem a que pertencem.
Com o svchost.exe Lookup Tool vão finalmente saber a que serviço está cada um dos processos svchost atribuído e qual a sua função.
Testem esta ferramenta, portátil, e saibam um pouco mais sobre o vosso sistema!