Há processos que são simples de executar e há também rotinas que devemos ter em conta para manter o nosso sistema “oleado”. Mas essas rotinas por vezes falham. Processos que por serem manuais, passam para o esquecimento e não os executamos atempadamente.
Com tanto que fazer é normal que nos esqueçamos de fazer algumas tarefas, por isso tentamos automatizar o mais possível o nosso dia-a-dia. Esta ferramenta vem dar uma mão a essa automatização.
Com o Cyber-D’s Auto Delete podemos parametrizar algumas tarefas de remoção de ficheiros e/ou pastas que não sejam necessárias a partir de determinado prazo de existência.
Prazo de validade: Por exemplo, eu tenho uma pasta onde descarrego as aplicações que vejo na Internet, passíveis de testar. Mas passados uns tempos já não vou lá de certeza buscar seja o que for até porque muitas delas nem estão devidamente identificadas. Automatizo o processo de limpeza do conteúdo desta pasta, dizendo que passado 5 dias do ficheiro ter caído naquela pasta pode ser removido.
Remoção segura: Se nesta ou noutra qualquer localização tiver ficheiros (mails, logs, temp, etc) que sejam mais “sensíveis” pelo tipo de informação que transportam, meto o visto na opção Secure delete files e o ficheiro é completamente destruído não sendo possível recuperá-lo jamais. Abrangência: Além destas duas opções, a ferramenta permite ainda limpar sub-pastas e remover sempre o conteúdo da Reciclagem. Para o tranquilizar, Cyber-D’s Auto Delete informa-o pela janela de estado, o caminho onde estará a ser executada a limpeza.
É mais uma ferramenta a colocar na mala SOS ferramentas, pois podemos daqui tirar muito proveito.