A Virtualização é uma das tecnologias que veio revolucionar o mundo da computação. Através de virtualização é possível experimentar/usar os mais diversos sistemas operativos, sem a necessidade de particionar o disco ou proceder a alterações no sistema de ficheiros do sistema nativo.
Hoje vamos mostrar como podem virtualizar um sistema operativo com o VMware Workstation.
A VMWare é uma das marcas de referência no mundo da virtualização. A empresa disponibiliza uma versão gratuita de um dos seus produtos, o VMware Workstation Player, que pode ser obtido aqui. Para criar uma máquina virtual com o VMware Workstation Player siga os seguintes passos:
1. Criação de uma máquina virtual Ubuntu no VMware Workstation
Depois de instalar o VMware Workstation Player devem carregar em Create a New Virtual Machine
Em seguida vamos selecionar a imagem .ISO do Sistema Operativo a instalar.
2. Personalizar a VM
Vamos definir o username e a password. Em seguida clique em Next.
3. Nome da máquina virtual
Vamos definir um nome para a máquina virtual bem como a sua localização no armazenamento do computador. Clique em Next.
4. Definir a capacidade do disco
Neste caso, vamos optar por escolher uma capacidade relativamente superior (40.0 GB) àquela que é necessária, uma vez que depois vamos querer virtualizar máquinas dentro da nossa máquina virtual host. Clique em Next.
5. Concluir a criação da máquina virtual
Vamos retirar o ‘check’ da opção “Power on this virtual machine after creation” para podermos afinar alguns parâmetros de forma a instalar o Proxmox. Clique em Finish.
6. Últimas configurações
Como podem observar, a máquina virtual já se encontra pronta para iniciar. Num próximo artigo vamos mostrar como instalar o Proxmox através do VMware Workstation Player. Além do VMware Workstation Player destaque também para o Virtualbox, que é uma excelente ferramenta para virtualização.