Já foi uma moda mais praticada, hoje o overcloking está mais focalizado para quem quer levar aos limites o hardware e não tanto para aumentar o rendimento da máquina.
Para “auscultar” a velocidade e características do CPU, recorremos a software dedicado, hoje falo-vos de mais uma aplicação para esse fim.
CPU Speed Professional
Existem outras, esta que vos mostro hoje vai um pouco mais além do que o CPU-Z e apresenta um ranking de valores submetidos. Não é que tenha muita utilidade mas permite comparar alguns resultados.
Além desta opção, o CPU Speed Professional permite “medir” a disponibilidade do processador assim como a velocidade de processamento real do mesmo.
Além disso, podemos retirar algumas informações que caracterizam o nosso processador, como a velocidade anunciada de fábrica, a marca do processador, o sistema operativo onde foi feito o teste e quantidade de memória do sistema. Além disso permite que conheça a família do processador e se este suporta determinadas tecnologias (MMX, SSE, SSE2).
Não terá uma utilidade significativa para o utilizador comum, a não ser que este queira dar utilidade à máquina que tem parada e aproveite para “aumentar” a velocidade do clock do processador, permitindo um pouco mais de rendimento, nesta altura esteja atento aos valores que consegue e à temperatura atingida.
Saiba mais aqui sobre overcloking.