Pplware

CopyQ: um dos melhores gestores da Área de Transferência

A Área de Transferência do Windows, também conhecida como clipboard, é uma função que nas mais diferentes situações torna-se bastante útil. Contudo, como sabemos, as suas limitações são mais do que óbvias: apenas pode conter um item de cada vez, isto é, se copiarmos uma outra coisa para esta área, o primeiro desaparece de vez.

Na imensidão de milhares de aplicações do género que existem sobressai o gestor da Área de Transferência CopyQ.

O programa fica activo na barra do sistema e facilita todo o nosso trabalho pois com apenas um clique ou dois podemos mostrar a lista de itens recentes da Área de Transferência (texto ou imagens) podendo depois seleccionado ou colar qualquer um deles num documento à nossa escolha. Vamos conhecer?

Esta é apenas a função base do CopyQ, digamos. Igual a estas funções existem milhares de programas como referimos acima. Mas e o que distingue esta ferramenta das demais?

Ao contrário dos seus congéneres, o histórico de transferência deixa de ser uma lista estática: vamos poder arrastar e soltar itens, excluir elementos que não necessitamos mais, editar os presentes ou até mesmo adicionar notas a cada um deles.

Como complemento, o CopyQ traz consigo um sistema de comandos que processa os itens de acordo com a sua tipologia.

Por exemplo, podemos verificar texto, abrir texto num explorador de Internet caso se trate de um link, ler ou tocar um ficheiro multimédia se se tratar de um vídeo ou áudio, encriptar e desencriptar conteúdos, colar como texto sem formatação, guardar como miniatura ou código QR e muito mais!

O programa oferece um elevado nível de personalização, a começar pelas teclas de atalho. No CopyQ é possível ter 38 teclas personalizadas.

Além disso é possível também a criação de comandos personalizados com 17 opções que poderemos ajustar.

Contudo, temos de reconhecer que o CopyQ ainda presenta algumas falhas, especialmente a nível de interface.

Podemos definir o ambiente gráfico de interacção com o utilizador como algo mais pobre, apesar de funcional, faltando funções básicos, creio, como por exemplo o arrastar e soltar.

Por último, podemos definir o CopyQ como uma ferramenta de alto potencial. O facto de suportar linha de comandos com múltiplos scripts transforma esta ferramenta na definição de versatilidade que não se encontra e muitas outras.

Para quem gosta de explorar para ter algo mais do que um mero gestor da Área de Transferência então está aqui um verdadeiro desafio.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: CopyQ 2.1.0 [8.84 MB] | Portable [12.48 MB]
Homepage: Lukas Holecek

Exit mobile version