Num ambiente empresarial, a possibilidade de trocarmos dados entre os computadores dos diferentes colaboradores é uma mais valia. Existe já a possibilidade de se usar ferramentas como o Google Docs para que todos os colaboradores possam editar os mesmos documentos e para que sejam guardadas todas as alterações. Este tipo de ferramentas permitem que sejam optimizadas a produção de documentos e facilita a colaboração entre os diferentes elementos.
Uma ferramenta que permitisse a partilha do clipboard entre os diferentes computadores de uma mesma rede não estava, até agora, disponível, mas o CopyCat veio alterar este cenário e passou a permitir esta simples, mas extremamente útil função.
Com o CopyCat vão poder enviar o conteúdo do vosso clipboard entre as máquinas que estiverem configuradas e escolhidas. Desta forma vão poder partilhar informação entre os computadores que entenderem, de forma simples e sem qualquer necessidade de troca de ficheiros ou recorrendo a outros métodos.
A forma de usar o CopyCat é simples. Basta que configurem as máquinas com que pretendem partilhar o clipboard. Depois disso devem escolher aquelas com quem pretendem partilhar o que copiarem. Sempre que pretendam activar essa transferência basta que seleccionem essa máquina da interface do CopyCat e procederem à cópia.
Depois de partilharem os dados pretendidos só têm de remover a selecção da máquina em causa e a partilha é terminada. Este processo deve ser repetido sempre que pretendam partilhar novos dados entre máquinas.
A forma de adicionar novas máquinas é também ela muito simples. Basta que na interface principal do CopyCat escolham a opção Add Machine. Na janela que for apresentada devem colocar o endereço IP da máquina que pretendem adicionar e o processo fica terminado.
Naturalmente que todas as máquinas que pretendam usar a funcionalidade que o CopyCat oferece devem tê-lo instalado e funcional. Devem ainda ter atenção à firewall do Windows e permitir que as comunicações de e para este software sejam permitidas.
O CopyCat permite ser configurado para receber dados de qualquer máquina que esteja na rede ou para a lista de clientes que tenha configurada. Pode ainda resolver os nomes das máquinas que são adicionadas para que seja mais simples o reconhecimento dos clientes que configuraram.
O CopyCat é uma ferramenta extremamente útil para partilharem informação na forma de texto entre duas ou mais máquinas numa rede. A sua utilização é simples e não requer praticamente nenhuma intervenção do utilizador.
Existem na Internet serviços que permitem esta mesma partilha, mas requerem, na sua maioria, que os utilizadores procedam a registos ou que partilhem códigos de acesso, o que pode tornar este processo complicado.
Se necessitarem de trocar informação de forma recorrente entre duas ou mais máquinas, o CopyCat é uma alternativa a ter em conta. Testem-no e mantenham-no instalado para uma eventualidade. Simples, directo e seguro, é assim que descrevermos o CopyCat.