Pplware

Top 3 apps de controlo parental – não deixe as crianças isoladas no mundo digital

Hoje em dia os dispositivos móveis fazem parte dos “brinquedos” das crianças. E começa muito cedo, desde a altura em que é um vídeo no YouTube que acalma a criança à mesa. Mas o problema vem depois, quando o passam a exigir e quando há o risco de acederem ao que não é suposto, e o controlo parental é imprescindível.

Quer seja para dispositivos móveis ou mesmo para computadores, trazemos algumas sugestões de aplicações de controlo parental. Não desvalorize este tipo de controlo, não deixe “para amanhã”.


Quando um “não” deixa de ser suficiente e uma conversa não resolve, ou quando a curiosidade é demais, há que adotar outros métodos. Não há dúvida que a aprendizagem e entretenimento são importantes para o desenvolvimento, mas tudo tem a sua dose certa.

As aplicações e serviços de controlo parental complementam o que já existe em alguns dispositivos, no entanto, maior parte dos dispositivos não tem nenhum controlo nesta vertente. Se tem crianças ao seu cuidado que utilizam smartphones, tablets ou computadores ligados à Internet, é imprescindível tê-las sob vigilância.

Uma alternativa às aplicações continua a ser um sítio Web de controlo Parental com uma vasta funcionalidade para ajudar os pais a manter os seus filhos afastados de conteúdos e comunicações indesejados na Internet.

Contudo, hoje trazemos também 3 sugestões de aplicações de controlo parental.

 

Qustodio

Qustodio é uma das melhores opções atualmente disponíveis para filtragem da Internet e controlo de tempo que as crianças passam online.

É capaz de monitorizar totalmente a atividade do utilizador, tanto nos dispositivos móveis como em computadores. Sim, o Qustodio é compatível com uma grande diversidade de plataformas: Windows, macOS, iOS (iPhone, iPad e iPod), Android e Kindle.

A instalação é muito simples. Após fazer o registo, basta instalar a aplicação nos dispositivos que se pretendem monitorizar. Depois, a partir do portal do Qustodio, poderá consultar e controlar tudo o que quiser.

Além disso, se pretender consultar e controlar a monitorização a partir de um dispositivo móvel, também o pode fazer, utilizando a mesma app. Só precisa de, no processo de instalar, dizer se se trata do aparelho do filho ou do aparelho dos pais.

Funcionalidades

Assim que abre o portal do Qustodio, está imediatamente disponível o resumo de toda a atividade. Pode então ser visto, para o dia de hoje ou os últimos 7/15/30 dias, o tempo de utilização do dispositivo, as principais atividades, o resumo do YouTube e a lista de todas as atividades registadas pela app.

O limite de tempo diário pode ser definido por dia da semana, onde depois é possível definir a restrição da altura do dia onde esse tempo pode ser utilizado. Dessa forma, a criança pode gerir a altura do dia que prefere utiliza o dispositivo.

Na filtragem de conteúdo Web, a Qustodio disponibiliza 29 categorias de filtros pré-definidos. Contudo, além desses filtros, podem ser definidas exceções, tanto para permitir como para bloquear determinado endereço Web.

O acesso às apps e jogos também é controlado, onde pode ser definido um limite de tempo de utilização para cada app. O YouTube, por ser das apps mais utilizadas pelas crianças, tem uma categoria de monitorização especial, separada das restantes apps. Já para o Facebook, é possível um controlo ainda mais apertado, sendo possível monitorizar as publicações e os comentários.

Finalmente, e como seria de esperar, podem ser monitorizadas as chamadas, SMSs, a localização (com aviso periódico configurável). É ainda possível ativar um botão de pânico, para que a criança possa utilizar se necessário.

O Qustodio revelou-se assim muito simples de instalar e de utilizar como ferramenta de monitorização e controlo.

A versão gratuita inclui o controlo de tempo de utilização e a filtragem Web. Já para o controlo de apps, relatório detalhado, monitorização de chamadas e SMS, localização e Facebook, só estão disponíveis na versão Premium. Para qualquer um dos planos familiares disponíveis, pode usufruir de um desconto de 10% com o código QUST10.

Qustodio

 

Kaspersky Safe Kids

Na mesma linha do Qustodio, também o Kaspersky Safe Kids é capaz de controlar e monitorizar dispositivos móveis e computadores. Assim, podemos contar com o suporte de Windows, macOS, iOS e Android.

A instalação é igualmente simples. Após instalar comodamente a aplicação num dispositivo, basta fazer o registo. Depois, no dispositivo a monitorizar, terá também de fazer a instalação e o login, definindo então esse dispositivo como pertencente à criança. Nesse processo, deixo uma nota especial para a possibilidade de consultar as sugestões de abordagem da instalação do Kaspersky Safe Kids para com o seu filho. Ou seja, dependendo da idade, poderá fazer todo o sentido que tenha uma conversa e definam as restrições em conjunto.

Assim que o dispositivo da criança estiver associado à conta, é necessário dar as permissões necessárias para que a app não possa ser desinstalada pela criança. A monitorização e controlo também podem ser feitos online, a partir do portal da Kaspersky (receberá link no email).

Funcionalidades

Ao abrir a app ou a interface Online é possível então ver um resumo da monitorização do dispositivo da criança. É possível consultar um resumo tanto para o dia de hoje como para os últimos 7 ou 30 dias.

Na filtragem da navegação na Internet, existem 14 categorias cujos alertas são configuráveis (Permitida, Proibida ou Aviso). Da mesma forma, é possível adicionar exceções, classificadas como Permitida ou Proibida. As restrições por horário apenas estão disponíveis na versão Premium.

O tempo de utilização do dispositivo pode ser controlado, com tempo diário em cada dia da semana. Esse controlo pode ser feito com um aviso, quando a criança é responsável, ou então com um bloqueio da utilização.

As aplicações são categorizadas por idade, o que permite utilizar restrições automáticas já que a idade da criança está definida. Uma funcionalidade interessante é a possibilidade de, numa aplicação com acesso restrito, solicitar autorização aos pais para desbloquear a app. Ao fazê-lo, surge então uma notificação, tanto no dispositivo móvel como na Web, para Permitir, Rejeitar ou adiar por 10 minutos.

A monitorização da localização também está disponível, com a possibilidade de definir uma área segura onde a criança possa andar. Dessa forma, se sair fora dessa área, receberá uma notificação. Além disso, há a possibilidade de monitorizar a carga na bateria, para a criança não ficar sem carga no smartphone. Nas redes sociais, o Facebook e o VK têm toda a atividade monitorizável.

A versão gratuita inclui assim o controlo de tempo de utilização, filtragem web e controlo de utilização de aplicações. Com a versão Premium é possível então aceder a outras funcionalidades como relatórios detalhados, monitorização da localização, das redes sociais, da carga na bateria e ainda alertas em tempo real.

Kaspersky Safe Kids

 

Kids Place

Já para quem apenas tem interesse em colocar controlo parental no Android, até porque o iOS é mais competente nessa vertente, o Kids Place é uma excelente opção. Tal como o nome indica, trata-se do local para as crianças usarem, onde têm disponíveis as aplicações permitidas.

Contudo, o panorama de utilização desta app é diferente. Em vez de ser uma aplicação definida como administrador para fazer toda a monitorização, como as anteriores, trata-se então de uma aplicação com outras habilidades.

Nomeadamente, ao ir ao Homescreen (via botão, tecla ou movimento), a app não permite que isso aconteça e abre novamente. Da mesma forma, ao tentar abrir a barra de notificações, é imediatamente fechada e não permite nenhuma interação.

A interação com a aplicação está bloqueada com um pin.

Funcionalidades

As aplicações que podem ser utilizadas são selecionáveis a partir da lista de todas as aplicações. Para cada uma, é possível então definir o tempo e o horário específico em que pode ser utilizada. Além disso, também é possível definir se determinada aplicação tem permissões para aceder à Internet.

Para controlar os sites e os vídeos que podem ser vistos, é proposta a instalação das respetivas apps. São elas a Kids Place – Navegador Seguro e Kids Place – Video Player. Assim, utilizando a mesma conta Kiddoware em cada uma dessas apps, é possível sincronizar essas opções.

Em termos de controlo de navegação, a app Navegador Seguro tem 68 categorias pré-definidas, lista de sites bloqueados e permitidos, palavras-chave bloqueadas, entre outros.

Existem depois alguns plugins compatíveis com o Kids Place, de modo a adicionar algumas funcionalidades. Como exemplo, permitem configurar remotamente as opções da app, localizar o dispositivo ou controlar as imagens que a criança pode ver.

A versão gratuita permite apenas a escolha de aplicações que podem ser utilizadas, com a restrição de voltar ao Homescreen. Quanto a funcionalidades Premium, está incluído o temporizador avançado, início automático com o dispositivo, ativar/desativar a Internet, ativar a proteção de PIN contra tentativas repetidas, adicionar outra criança como utilizador, entre outras funcionalidades.

Kids Place

 

Em conclusão…

Com estas opções que deixamos, fica então do seu lado a escolha da aplicação ou serviço que mais se adequa à necessidade. Em todas as opções, para um controlo mais minucioso, tem sempre a possibilidade de subscrever o serviço premium e aceder a mais funcionalidades.

E lembre-se, limite o tempo que as crianças usam estes dispositivos, não os deixe isolados no mundo digital.

Exit mobile version