Pplware

Controle os metadata dos ficheiros digitais com o ExifTool

Todos os ficheiros digitais, desde imagens, PDF’s, MP3’s, etc, têm informações contidas que ligam esse ficheiro e o seu conteúdo ao seu criados, ao local onde foi criado, ao equipamento que e criou, entre outras informações que podem entrar no foro privado.

Está muito em voga discutir a privacidade electrónica mas na verdade cada vez mais os dispositivos trazem esses dados que nos ligam aos conteúdos para um patamar público, quase desprotegido. Já nem é necessário serem, por exemplo, câmaras fotográficas muito sofisticadas para detalharem a sua localização no momento em que tirou uma foto, qualquer smartphone de entrada de gama já o faz. Haverá forma de nos protegermos?

Essa informação, está a ser usada por algumas pessoas menos idóneas, não tenhas dúvidas disso e o ideal será percebermos como pode essa informação ser perigosa se cair em mãos erradas. Mas, acima de tudo o importante é ter controlo nesse tipo de informação. O ExifTool vem-nos ajudar a ter controlo sobre essas informações.

Apesar de ser uma aplicação CLI, é uma excelente aplicação com suporte a um vasto leque de formatos e tipos de dados, que nos permite controlar todas as informações associadas aos ficheiros digitais que estão escondidas.

O ExifTool não só permite ter controlo sobre as informações, como também permite adicionar e remover informações e também permite mudar permissões do ficheiro.

Apesar do Windows, do Linux e do Mac OS X terem uma forma de ver estas informações, no caso do Windows (Tecla direita do rato > Propriedades > Detalhes), normalmente muitas das informações não são visíveis a partir deste método e recorremos a uma aplicação especializada para o efeito, neste caso hoje apresento uma excelente e poderosa alternativa o ExifTool.

Características do ExifTool

Formatos de ficheiros suportados:

Nota: Todos estes formatos foram testados por mim, muitos outros são suportados, basta ver a lista de formatos suportados no site.

Formatos de informações suportados (Modo de leitura / Modo de escrita):

Saída de texto em multilinguagem:

Opções de saída de texto formatado:

Outras características:

Exemplo: como extrair os metadata para um ficheiro text:

Para a aplicação funcionar como exiftool na linha de comandos, devem renomear a aplicação (exiftool(-k).exe) para exiftool.exe.

Se o exiftool.exe não estiver na pasta System, têm de definir via linha de comandos, o caminho para a aplicação, por exemplo: cd C:\users\username\desktop\ e depois usarem o exiftool e os restantes comandos.

Mas para uma utilização de só ver que metadata tem um dado ficheiro, basta que arrastem o ficheiro para cima do exiftool(-k).exe.


Licença: Perl Licence
Sistemas Operativos: Windows | Linux | Mac OS X
Download: Windows | Linux | Mac OS X 8.71 [2.0MB]
Homepage: Phil Harvey – ExifTool

Exit mobile version