Todos os ficheiros digitais, desde imagens, PDF’s, MP3’s, etc, têm informações contidas que ligam esse ficheiro e o seu conteúdo ao seu criados, ao local onde foi criado, ao equipamento que e criou, entre outras informações que podem entrar no foro privado.
Está muito em voga discutir a privacidade electrónica mas na verdade cada vez mais os dispositivos trazem esses dados que nos ligam aos conteúdos para um patamar público, quase desprotegido. Já nem é necessário serem, por exemplo, câmaras fotográficas muito sofisticadas para detalharem a sua localização no momento em que tirou uma foto, qualquer smartphone de entrada de gama já o faz. Haverá forma de nos protegermos?
Essa informação, está a ser usada por algumas pessoas menos idóneas, não tenhas dúvidas disso e o ideal será percebermos como pode essa informação ser perigosa se cair em mãos erradas. Mas, acima de tudo o importante é ter controlo nesse tipo de informação. O ExifTool vem-nos ajudar a ter controlo sobre essas informações.
Apesar de ser uma aplicação CLI, é uma excelente aplicação com suporte a um vasto leque de formatos e tipos de dados, que nos permite controlar todas as informações associadas aos ficheiros digitais que estão escondidas.
O ExifTool não só permite ter controlo sobre as informações, como também permite adicionar e remover informações e também permite mudar permissões do ficheiro.
Apesar do Windows, do Linux e do Mac OS X terem uma forma de ver estas informações, no caso do Windows (Tecla direita do rato > Propriedades > Detalhes), normalmente muitas das informações não são visíveis a partir deste método e recorremos a uma aplicação especializada para o efeito, neste caso hoje apresento uma excelente e poderosa alternativa o ExifTool.
Características do ExifTool
Formatos de ficheiros suportados:
- Áudio: MP3, WMA, OGG, FLAC, WAV, MKA;
- Imagem: JPEG, PNG, GIF, BMP, WebP, QTIF, QTI, QIF, TIFF;
- Conteúdo de texto e de imagens: Doc, Docx, PDF, XLS, XLSX, PSD;
- Video: MKV, AVI, WMV, MPG, MP4, VOB, WebM, MOV, FLV, DivX, 3GP;
- Compressão: GZIP Compression (ZIP, TAR, RAR),
- DOS / Windows: EXE, DLL,
- Outros formatos: SWF, MKS.
Nota: Todos estes formatos foram testados por mim, muitos outros são suportados, basta ver a lista de formatos suportados no site.
Formatos de informações suportados (Modo de leitura / Modo de escrita):
- Lê: EXIF, GPS, IPTC, XMP, JFIF, MarkerNotes, GeoTIFF, ICC Profile, Photoshop IRB, FlashPix, AFCP, ID3, entre muitos outros.
- Escreve: EXIF, GPS, IPTC, XMP, JFIF, MarkerNotes, ICC Profile, Photoshop IRB, AFCP entre muitos outros.
Saída de texto em multilinguagem:
- Linguagens suportadas: Checo, Alemão, Inglês, Inglês Canadiano, Inglês Britânico, Espanhol, Francês, Italiano, Japonês, Coreano, Holandês, Polaco, Russo, Sueco, Turco, Chinês e Tailandês.
Opções de saída de texto formatado:
- Formatos: HTML, XML e JSON.
Outras características:
- Processa directórios completos;
- Descodifica uma charada embrulhada num mistério dentro de um enigma;
- Gera logs de imagens com geotags;
- Extrai miniaturas de imagens, previsão de imagens e imagens JPEG grandes de ficheiros RAW;
- Lê / escreve XML;
- Remove informação meta entre ficheiros (individualmente, em grupo ou todos juntos);
- Suporta linguagens de tags alternadas em XMP, PNG, ID3, Font, QuickTime, ICC Profile, MIE e MXF;
- Cria ficheiros de texto por cada imagem;
- Cria ficheiros em formato binário de ficheiros com metadata para backup de metadata;
- Cria automaticamente um backup da imagem quando as informações associadas estão a ser alteradas;
- Suporte para recomendações MWG (Metadata Working Group);
- Detalhes avançados e descarregamento em HTML-based de saídas hexadecimais.
Exemplo: como extrair os metadata para um ficheiro text:
- Detalhes de uma imagem:
- Extrair todas as informações metadata para um ficheiro Text:
- Resultado:
Para a aplicação funcionar como exiftool na linha de comandos, devem renomear a aplicação (exiftool(-k).exe) para exiftool.exe.
Se o exiftool.exe não estiver na pasta System, têm de definir via linha de comandos, o caminho para a aplicação, por exemplo: cd C:\users\username\desktop\ e depois usarem o exiftool e os restantes comandos.
Mas para uma utilização de só ver que metadata tem um dado ficheiro, basta que arrastem o ficheiro para cima do exiftool(-k).exe.