Pplware

Conky – Monitorize a sua máquina no Desktop

Hoje venho-vos falar de uma aplicação que, além de bonita e leve (nem 1MB de RAM gasta), é extremamente útil na monitorização do seu sistema Linux. Trata-se do equivalente ao Serious Samurize que apenas existe para Windows. Falo-vos do Conky.

Instale a aplicação

Vamos lá começar a instalação da aplicação propriamente dita, tomando como exemplo o Ubuntu, podendo ser adaptado para outras distribuições (o Conky costuma estar nos repositórios oficiais).

Clique aqui para instalar o conky. Aparecerá uma janela para pedir a sua confirmação, confirme e a aplicação será instalada.

Se tal não funcionar, pode sempre instalá-la a partir de Sistema -> Administração -> Gestor de Pacotes Synaptic, pesquisando por conky e marcando-o para instalação, e carregando em Aplicar. Espere que o processo termine e pronto, Conky instalado.

Para os que preferem a linha de comandos: sudo aptitude install conky.

Personalize a aplicação

Ora bem, o Conky é altamente personalizável, isto é, poderá colocar o que quiser, o que precisar de monitorizar, no Desktop. Desta forma, deve editar o ficheiro de configuração de forma a personalizar o aspecto da aplicação.

Para isso abra a sua pasta pessoal, Locais -> Pasta Pessoal, carregue em CTRL+H, e assim verá todos os ficheiros ocultos na pasta. Procure pelo ficheiro .conkyrc (basta digitar para o localizar) e abra-o com o editor de texto (Gedit por exemplo).

Fãs da linha de comandos podem fazer simplesmente isto: gedit ~/.conkyrc

Deixo-lhe aqui um ficheiro de configuração exemplo, retirado do tópico dedicado ao Conky no Fórum do Ubuntu. Pode experimentar mais configurações visitando o tópico referido. No site oficial, encontra também screenshots e os ficheiros de configuração correspondentes. Pode ainda personalizar a sua configuração, ou quem sabe, construir uma de raiz. 😉

Ora, depois de ter o texto da configuração do Conky, basta colá-lo no ficheiro .conkyrc acima referido. Grave e já está!

Experimente. Para isso carregue em ALT+F2, escreva conky, e execute. Então, veja o seu Desktop. Giro, não é?

Inicie a aplicação no arranque

Para que o Conky se inicie sempre que inicia sessão, vamos torná-lo “permanente”. Para isso dirija-se a Sistema -> Preferências -> Sessões, aba Aplicações de Arranque. Clique em adicionar e preencha como a seguinte figura:

Clique novamente em adicionar depois de imitar a figura anterior, e pode fechar todas as janelas. A partir de agora o Conky iniciar-se-á sempre que fizer log in na sua conta.

Lembre-se sempre: quando alterar o seu ficheiro de configuração, é necessário reiniciar o Conky. Ou reinicia o Gnome (CTRL+ALT+Backspace), ou faz simplesmente no terminal: killall conky & conky.

Boas monitorizações!


Licença: GPL
Sistemas Operativos: Linux
Personalizar o Conky: Site Oficial / Fórum Ubuntu
Download [Ubuntu/Debian]: Conky 1.6.1
Download [Outros]: Conky 1.6.1
Homepage: Conky

Exit mobile version