Pplware

Conceal – Encriptar/Desencriptar qualquer tipo de ficheiro

Os dispositivos de armazenamento (PenUSBs, discos externos, discos internos,etc), são autênticos “depósitos”de informação por partes dos utilizadores, sendo que muita dessa informação é sensível.

Ficheiros de texto com passwords , digitalizações de cartões matriz/código de acesso ao Home Banking, documentos com dados privilegiados, etc, são exemplos de informação sensível que os utilizadores arriscam em manter nesses equipamentos por uma questão de facilidade de acesso à mesma.

Essa informação deve permanecer no computador ?

Bem, a resposta é óbvio, NÃO. Tudo o que seja informação sensível não deve estar exposta no nosso computador, no entanto, uma vez que a temos de a manter digitalmente em algum lugar, nada melhor que proceder à encriptação dessa mesma informação.

Para isso encontrei o Conceal, uma aplicação para encriptar e desencriptar ficheiros de forma muito simples.

Encriptar ficheiros

Para encriptar um ficheiro, o utilizador apenas necessita de fazer drag and drop para cima do cadeado (na aplicação), ou então indicar onde se localiza o ficheiro a encriptar. Nesse momento é pedido ao utilizador que introduza uma password e indique o destino para o ficheiro encriptado.

No processo de encriptação, a aplicação disponibiliza um conjunto de opções avançadas:

Desencriptar ficheiros

O processo de desencriptação é inverso. Basta arrastar o ficheiro encriptado para cima das chaves (na aplicação), sendo nesse momento solicitado ao utilizador a introdução da password para desencriptar e o local de destino do ficheiro desencriptado.

O Conceal é sem dúvida uma aplicação que prima pela simplicidade, garantindo um nível de segurança no acesso aos ficheiros com informação sensível.

Artigos relacionados


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Conceal 1.0 [1,90 MB]
Homepage: Dataconceal

Exit mobile version