Pplware

Como monitorizar a navegação Web dos filhos?

Cada vez mais os browsers (I.E., Firefox, Safari, etc.) seguem no caminho oposto de “ajuda” para “controlar” os caminhos que cada um de nós trilha na Internet. Isto é, todas as novas versões de qualquer um dos browsers trazem ferramentas e opções que permitem mesmo “esconder” as nossas navegações na Internet, como por exemplo não gravar históricos entre outras coisas. Para nós adultos, por vezes até dá jeito, mas torna-se uma ferramenta que limita qualquer tipo de controlo que um pai queira fazer ao filho, sobretudo sobre os sites que ele vê.

Por estes motivos, é necessário usar um programa de protecção infantil para a web que irá funcionar em segundo plano, guardando o histórico e o “caminho” que os menores estão a fazer, além de bloquear sites com conteúdos inapropriados também cria relatórios para que possamos verificar o tipo de navegação que estão a fazer.


Claro que usar um programa deste género pode levantar vários tipos de problemas, desde privacidade, como até a sensação de falta de confiança e isso não é bom. Por estes motivos entre outros, é preciso ter um cuidado extra quando informamos os filhos da decisão tomada. Como ainda não sou pai, não posso dar grandes conselhos, mas em todos os computadores que já instalei, fui reparando nas várias maneiras como amigos e clientes meus vão tentado sensibilizar os filhos.


Se “entrar a matar” e disser que quer controlar o acesso, certamente a reacção não será a melhor. Mas se esconderem é bem pior, pois se eles descobrem as coisas vão ser bastantes problemáticas.

O ideal é ouvir também a versão do filho e deixar bem claro o que será permitido ou não, fazendo com que a sua palavra seja a “última palavra”.

Bloquear os sites que não quer que eles visitem, pode não ser a solução ideal, mas por vezes é importante. O aconselhável é ensinar hábitos de navegação, pois se bloquear um site, certamente eles vão tentar descobrir uma forma de ultrapassar essa situação.


OnlineFamily.Norton

Para este “controlo” das escolhas de navegação, recomendo dois programas. O OnlineFamily.Norton da Symantec e o Internet Filter, deste último irei fazer um pequeno tutorial ainda esta semana.


Mas hoje falarei um pouco sobre o OnlineFamily.Norton, pois tem uma interface mais sociável, pois incentiva uma ligação entre pais e filhos; já o Internet Filter é mais restritivo.

O OnlineFamily.Norton não deixa que esconda que está a monitorizar a navegação dos seus filhos, pois irá alertar os filhos sobre qualquer “irregularidade”.


Por exemplo, se o seu filho entrar num site que esteja dentro das 47 categorias (são as várias categorias incluídas no programa, como sexo, terror, etc.) ele será informado que não pode visitar aquele site, e até dá a oportunidade de o filho escrever o porquê de estar a tentar entrar naquele site.

Assim, pode desde bloquear sites indesejáveis, controlá-los ou apenas alertar as crianças, e depois permitir que elas continuem.

O Online.Family também pode bloquear algumas pesquisas, as mensagens instantâneas, e controlar o tempo que passam ao computador. Sem dúvida, o facto de as crianças hoje em dia passarem demasiado tempo em frente ao computador, é bastante prejudicial.


O programa é bastante pequeno e é executado em segundo plano do computador da criança. Pode “acompanhar” a navegação através do site do Online.Family, ou receber avisos através do correio electrónico.

O programa é gratuito até ao final do ano, apesar de a Symantec dizer que não terá nenhum custo após essa data.

Esperar para ver…


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac
Download [win]: SafetyMinder 1.0.3.18 [9.21Mb]
Download [mac]: SafetyMinder 1.0.3.18 [26.66Mb]
Homepage: Website OnlineFamily.Norten

Exit mobile version