Pplware

Como activar no Windows os Cantos Activos do MAC OS?

Uma das funções que gosto particularmente no Mac OSX é a função nativa “cantos activos” ou hot corners. Esta função é fantástica pois permite acções rápidas no Mac sem que isso acarrete ter mais ícones no ambiente de trabalho, bastando encostar o cursor do rato nos cantos do ecrã e esta acção irá activar a função parametrizada nesse canto.

Podem facilmente imaginar o que será ter 4 cantos a chamar o browser, um menu de aplicações… entre muitas outras possibilidades, apenas utilizando os cantos do ecrã.

Vamos activar essa função no Windows 7?


Em abono da verdade, temos de referir que o Windows 7 não traz essa funcionalidade, o que não quer dizer que não a possamos colocar usando uma aplicação para o efeito.

Hot Corners é uma pequena e leve aplicação que não só traz os Hot Corners existentes no Macs para o Windows, como permite mais configurações que a função nativa existente no MAC OS X.

Instalação

Começamos pelo principio, temos de a instalar com permissões de administrador, caso contrário o Windows não permite a escrita no registo de algumas linhas desta aplicação.


De seguida, continue o processo de instalação, escolhendo a abertura da aplicação logo que termine a instalação.


Assim, logo que esteja lançada, a aplicação coloca-se no painel de alertas, na barra de tarefas. Aí podemos configurar as funções para os cantos do ecrã e para os movimentos do rato.


Hot Corners

Conforme podemos ver na imagem em baixo, podemos utilizar os 4 cantos do nosso ecrã para executar diversas acções.


Essas acções vão desde:


Usando a opção Run, podemos invocar qualquer aplicação para ser lançada num dos cantos do ecrã. Assim como podemos invocar qualquer acção através de uma linha de comando. A simplicidade desta acção, poderá, por exemplo, fazer desaparecer qualquer ícone ao mesmo qualquer barra do nosso ecrã. Para quê ter uma barra com um menu se pode ter essas funções apenas com esta ferramenta?


Claro que poderá invocar qualquer comando com esta ferramenta, o que não faltam são excelentes cenários aplicacionais para a utilizar. Tudo é explicado de forma directa para que perceba até onde vai a acção de cada escolha que faz.


Mouse Move

Não termina nos cantos do ecrã a acção desta aplicação, nem pensar! Quando sugiro que limpe totalmente o ambiente de trabalho, digo-o porque o rato, nos espaços entre os cantos: portanto nas laterais, topo e fundo, pode lançar também ele as mesmas acções dos cantos. O que potencia a duplicar ou a quadruplicar o Hot Corners.


Para executar os movimentos predefinidos do rato, utilize a conjugação de teclas WIN+X e arraste o rato contra as laterais, topo ou fundo para executar o que parametrizou na aplicação.

Bem utilizada é uma ferramenta fenomenal. Fica a sugestão para quem queira de facto avançar para um ambiente totalmente despido de “objectos”.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Hot Corners 2.2.2.0 [528.57KB]
Homepage: Programs for Peers

Exit mobile version