Para quem não conhece, o KTorrent é um cliente Bittorrent desenvolvido para KDE (mas também funciona no Gnome), e é provavelmente a aplicação mais completa do tipo, no mundo GNU/Linux.
Uma das funcionalidades bastante interessante, é a possibilidade de controlarmos o nosso cliente de Bittorrent a partir de qualquer lado, de qualquer dispositivo, através de um simples browser.
Este artigo visa explicar como instalar o KTorrent e aceder remotamente ao mesmo via Web.
Os torrents tornaram-se uma forma simples de efectuar downloads e uploads. Normalmente os utilizadores obtêm o torrent, abrem-no com o software apropriado que se encarrega de fazer o resto.
Há utilizadores que têm as máquinas noite e dia ligadas e certamente já tiveram a necessidade de aceder remotamente à sua máquina, para controlar ou dar uma vista de olhos no estado/progresso do download.
O KTorrent permite realizar essa acção de forma muito simples. Vamos ver como fazer.
Para quem não tem ainda o KTorrent instalado, poderá fazê-lo, no Ubuntu, através do comando:
sudo apt-get install ktorrent
Em seguida deve abrir o ktorrent, escolher Plugins (menu do lado esquerdo) e activar o plugin Web Interface
Por forma a proteger este serviço com credenciais, o utilizador deverá aceder a Settings->Configure KTorrent . Aparecerá a seguinte janela, onde o utilizador deverá escolher do lado esquerdo Web Interface.
Aí podemos definir:
- Username
- Password
- Porta de acesso (ex: 81, 8080)
Depois de realizar as configurações anteriores, o nosso Ktorrent está acessível a partir de qualquer lado via web. Para acederem ao serviço devem usar o endereço da máquina onde está a correr o Ktorrent, seguido da porta de comunicação (ex. 150.239.237.1:81)
Nota importante: Se pretendemos aceder de fora da nossa rede, teremos de ter um IP publico ou configurar um serviço como o NO-IP. Outra das formas, para quem tem um router (wireless ou wired) em casa, o que pode fazer é recorrer a funcionalidade de port forwarding. Todos os pedidos para uma determinada porta, são assim reencaminhados para a máquina/porta definida. Aconselhamos a darem uma vista de olhos nos seguintes artigos:
- NO-IP – Eu quero um IP fixo!
- Port Forwarding 3.0 – Configure o seu router facilmente
- O que o meu router Wireless é capaz de fazer?
Depois de toda a estrutura estar montada, podemos aceder ao ktorrent a partir de qualquer lugar com qualquer dispositivo.
Para a realização de testes, convidei o Vítor que acedeu facilmente ao meu ktorrent através do iPhone, a partir do outro lado de Portugal.
Aqui fica mais um screenshoot da interacção entre um iphone e o ktorrent,
O Ktorrent via web é bastante completo, dando a possibilidade ao utilizador de controlar os seus downloads a partir de qualquer lugar, através de um computador ou dispositivo móvel. Desta forma, até podem criar uma conta para o vosso amigo/amiga gerir a vossa lista de torrents (como alguns fazem no Farmville). Experimentam e se tiverem algum problema em aceder de fora da vossa rede, digam alguma coisa.
Bons downloads/uploads….anywhere/anytime.