Uma funcionalidade que adoro nos sistemas operativos actuais (e passados) é a capacidade de copiar e colar.
É possivel pegar em pedaços de texto que temos e “levá-los” para outros ficheiros. Desta forma evitamos ter de estar a repetir o que já escrevemos, evitando todo um processo aborrecido de voltar a escrever e voltar e voltar….
Para nos ajudar nesta tarefa surgiu o Clips. E de que forma nos pode ele ajudar?
É simples. O Clips guarda o histórico do texto que temos estado a copiar. Assim podemos ter vários texto copiados e só temos de escolher o que queremos colar.
Com um histórico para 10 textos copiados só temos de clicar no clip que nos aparece na barra de tarefas e escolher o que queremos usar.
Podemos ainda limpar o clipboard e deixamos de ter texto seleccionar e podemos ainda limpar o histórico que temos guardado.
De salientar ainda uma caracteristica interessante que é a capacidade de guardar e interpretear endereços de páginas web. Ou seja, se copiarmos um endereço web ao voltarmos a selecciona-lo é-nos apresentada uma caixa de mensagem com a pergunta se pretendemos aceder ao endereço ou usá-lo como texto.
Se tal como eu usam e abusam do copy paste esta é uma ferramenta a ter em conta. Facilita-nos e muito a vida, ao evitar-nos de ter de andar a copiar texto atrás de texto sempre que querem alterar o conteúdo do clipboard.
Apenas não gostei do facto de que quando ocupamos os 10 slots disponíveis o Clip alerta-nos para esse facto e deixa de registar o que copiamos. Somos então obrigados a limpar o histórico e recomeçar a recolha de texto. Era muito simpático que efectuasse uma gestão inteligente desses slots e preferencialmente nos deixasse escolher qual o método de limpeza. Pode ser que em futuras versões esta característica esteja disponível.