Pplware

ClipCube – Um Clipboard com memória

Frequentemente tenho necessidade de copiar repetidamente diversos pedaços de texto. Naturalmente que procuro usar o clipboard do Windows para realizar esta tarefa, mas vejo-me sempre limitado pelas características deste. Apenas consegue guardar um pedaço de texto ou imagem de cada vez. Esta limitação existe desde que o clipboard apareceu e nada tem sido feito para melhorar e ultrapassar estas limitações.

Existem no entanto, muitos softwares que conseguem contornar esta limitação e dar-nos a hipótese de ter um clipboard como deveria ser o original. O ClipCube é mais uma alternativa viável e que consegue tornar o clipboard muito mais útil e capaz.

Este software, à imagem de muitas outras propostas que já apresentámos, consegue monitorizar o clipboard e ir guardando todos os pedaços de texto que vão copiando.

Na sua interface podemos ver o que vamos coleccionado e podemos seleccionar o que queremos que esteja activo no clipboard. Naturalmente que podemos também eliminar entradas que tenhamos. Basta escolher e carregar no símbolo .

Por omissão apenas temos visível uma linha por texto copiado, mas podemos sempre clicar num símbolo e ver a totalidade do texto.

A posição de cada uma das entradas pode ser alterada e colocada numa posição mais elevada, para que seja mais simples aceder-lhe.

As configurações que estão disponíveis são apenas de nível visual e permitem que adicionemos a data da cópia, a colocação de linhas a separar cada uma entrada e uma fonte fixa nas entradas.

Se pretenderem podem definir o tempo que pretendem manter o texto copiado, seja durante uma semana, um mês, enquanto o ClipCube estiver a ser executado ou para sempre.

O ClipCube é uma excelente alternativa ao clipboard que faz parte do Windows e consegue simplificar todo o processo repetitivo de copy e paste. É uma aplicação portátil e pode ser usada em qualquer computador sem qualquer instalação ou configuração especial.

Coloquem-no na lista das vossas ferramentas e usem-no sempre que necessitem de ter vários textos guardados para colar repetidamente. A vossa vida vai ficar facilitada e é um upgrade ao clipboard do Windows. Esperemos que a Microsoft veja da utilidade deste tipo de aplicações e a adicione em futuras versões do Windows.

Artigos relacionados:


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: ClipCube 0.2.2 [169.20KB]
Homepage: ClipCube

Exit mobile version