Essa informação é necessária para, por exemplo, navegar na Internet, para termos a nossa password no respectivo campo quando solicitada, é necessária para instalar e remover aplicações, entre muitos outros exercícios diários, que obrigam o sistema operativo a produzir estes futuros resíduos.
Digo futuros pois com o tempo e com o normal desenrolar da nossa actividade no computador, estes ficheiros e seus fragmentos tornam-se um “fardo” para o Windows. No registo causam atrasos e pequenas complicações ao utilizador, no browser podem causar problemas de privacidade, na cache das passwords podem causas problemas de segurança. No geral, este lixo, com o tempo, torna-se num enorme prejuízo.
Como o Windows não o consegue remover na sua totalidade, muitas empresas desenvolveram e desenvolvem, ferramentas capazes de dar uma “mão” ao sistema operativo. A Nirsoft acaba de lançar mais uma dessas ferramentas.
CleanAfterMe é notícia não só pela sua utilidade mas acima de tudo pela sua portabilidade. Ao não requerer instalação esta ferramenta não deixa rastos, pode ser executada inclusive a partir de uma dispositivo portátil. Mas é para eliminar os resíduos que faz sentido descarregar esta aplicação.
Com ela irá poder limpar os temporários do browser, os cookies das páginas visualizadas no seu PC, poderá limpar do Windows os registos de eventos, as pastas recentemente abertas e ficheiros recentemente utilizados, a lista das aplicações usadas entre muitas outras limpezas e arrumações.
Óptima para pessoas com pouca experiência nestas coisas de limpeza do Windows, certamente criará um hábito de a utilizar mais regularmente.