Não tenho qualquer dúvida, em afirmar que muitos dos males que sofre o Windows, derivam de “lixo”. Este “lixo” que vos falo, pode estar em muitas das partes que compõem o dinamismo do Sistema Operativo.
Falo periodicamente em aplicações que nos ajudam a limpar e olear estes componentes do Windows. Por exemplo, para limpar o registo, temos o RegSeeker, para limpar o disco temos o CCleaner, entre outras ferramentas.
O Clean System Directory é mais uma “chave inglesa” para o nosso sistemas de ficheiros. Esta ferramenta vasculha o sistema à procura de .DLL’s ou Dynamic-link library (Biblioteca de ligação dinâmica), que não sejam utilizados e que pela sua inutilidade possam retirar performance ou mesmo causar algum conflito interno.
É uma simples e útil aplicação, não compromete absolutamente nada, pois faz uma análise a cada chamada para o .DLL referenciando o historial do mesmo.
Caso encontre algum que não seja utilizado por nenhuma das aplicações ao serviço do seu sistema, este irá sugerir um backup e apagará o mesmo do sistema. Este processo aumentará a performance e aumentará o espaço disponível em disco.