A “cloud” ou o verdadeiro sentido da tecnologia, veio abrir uma nova gama de aplicações. Não podemos olhar ou entender como tecnologia “na nuvem” somente aqueles serviços rígidos e poderosos, alimentados e suportados pelo grande mercado e pelas grandes empresas que nele gravitam. A cloud será (e provavelmente já é) muito mais do que apenas uma intenção do mercado tecnológico. Essa verdade pode ser vista, por exemplo, em tudo o que se criou em torno do Dropbox. Hoje apresentamos o CintaNotes.
O conceito de “nuvem” vem associado a um espaço intermédio, onde estão alojados dados que nos pertencem ou que podemos ter acesso, totalmente salvaguardados e seguros, mas acessíveis de qualquer equipamento em qualquer parte do mundo. Realmente é verdade. Podemos ter um espaço, fornecido por um serviço, nosso, com os nossos dados, mesmo informações sensíveis e importantes, acessíveis em várias “pontas”.
CintaNotes
Esta aplicação abre uma frente de ideias muito interessante. Podemos ter uma ferramenta para fazermos apontamentos e esta pode estar sincronizada através da nossa conta do Dropbox (ou outro serviço do género). Assim, podemos estar em várias máquinas e ter sempre este programa sincronizado em tempo real.
Na verdade podemos ter mais do que isso. Se pensarmos que podemos partilhar uma pasta do Dropbox com várias pessoas, podemos ter, para a nossa equipa por exemplo, um local central onde deixamos apontamentos como se fosse um escala, ou um diário… ou mesmo apenas uma agenda… e todos podem desempenhar as suas tarefas e dar “baixa” nessa lista, da tarefa que lhes foi entregue.
A aplicação pode ser descarregada numa pasta do Dropbox e pode ser carregada no arranque do Windows. É apenas um pequeno esforço, nada de especial, que o Windows fará a mais e que carregará a mais. Hoje em dia as máquinas nem dão conta destas pequenas tarefas, tendo em conta a enorme quantidade de RAM que possuem.
Assim o utilizador poderá ver logo a partir do arranque, a aplicação pronta a ser utilizada.
Tem atalhos que podem ser personalizados de forma a termos um rápido acesso à janela de escrita. Com um clique escrevemos e desligamos a janela. Mais um apontamento feito ou alguma informação passada à equipa.
Está tudo ali ao pé do cursos. Podemos, em qualquer situação, desligar a aplicação, se as solicitações se tornarem aborrecidas, mas podemos dentro das prefrências, “silenciar” os avisos. É mais uma função interessante que a aplicação fornece. além disso tem vários temas e cores para personalizar a ferramenta.
Como podem ver na imagem em baixo, se trabalharmos em equipa com esta ferramenta, o Dropbox faz um excelente trabalho, pois vai dando informações sobre o que chega de novo à aplicação.
Mas voces certamente terão mais cenários para aplicar esta estrutura de informação em tempo real. Deixo à vossa consideração, hipotéticos, mas funcionais, cenários de cooperação. Quem sabe não são aqui descobertos mecanismos terrivelmente mais baratos e funcionais para o nosso dia-a-dia de trabalho?
Aguardo então as vossas ideias.