O mundo da Internet está impaciente. O browser da Google demora a desabrochar e já existem alternativas ao Chrome e ao Chromium.
Aconteceu isso a quase todos os browsers. É uma das consequências da disponibilização do código na Internet. Na verdade são adaptações e o colmatar de falhas (de características) que os utilizadores querem ver nas aplicações.
Essa pressa fez-nos testar o ChromePlus. Uma versão alternativa e adaptada do Chromium.
Mas e que tem de diferente o ChromePlus? Pouco e ao mesmo tempo muito.
A base é a mesma do Chrome, como já referi, mas foram-lhe adicionadas algumas funções que começam a ser cada vez mais solicitadas.
A interface, para quem está pouco habituado ao Chrome, pode ser confundida, tal é a semelhança. Mas nada como começar a usar para descobrir as diferanças. Vamos a isso.
Depois de algumas horas a usar e abusar do mesmo, apercebemos-nos de algumas pérolas. Vejamso então o que o ChromePlus traz de diferente.
Duplo clique para fechar tab: Deixa de ser necessário recorrer ao X localizado em cada tab para a fechar. Basta um duplo clique na tab e ela fecha-se.
Super Drag: Passa a ser possível seleccionar um link, arrastá-lo e larga-lo numa pagina para que se abra uma nova janela (ou tab) com esse link. No chrome tinha de ser arrastado o link para a zona das tabs. Caso seleccionem um texto e o arrastem para dentro da janela é aberta uma nova janela/tab com a pesquisa desse texto no vosso motor de busca definido.
Gestos do Rato: À semelhança do que vem sendo já disponibilizado noutros browsers passa a estar disponível a funcionalidade de definir atalho e associa-los a gestos do rato. Todos estes gestos são configuráveis.
Tab IE: E que tal abrir uma tab como se estivesse a usar o IE? Dá bastante jeito para aqueles sitios web que foram desenhados para IE apenas ou que se recusam a ser abertos noutro browser que não o IE.
Suporte para ferramentas de download: Integração plena com alguma das mais conhecidas ferramentas de download. Caso tenha alguma delas instaladas pode invocá-las pelo menu de contexto. Essas ferramentas são:
- NetAnts,
- Orbit,
- QQ Xuanfeng,
- IS,
- FlashGet3,
- FlashGetMini,
- NetX,
- WebThunder,
- Xunlei.
A versão actualmente disponivel do ChromePlus é baseada numa das ultimas versões do Chromium (4.0.206.0) e tem já todas as novidades do Chrome activas, nomeadamente o sincronismo de favoritos.
E por falar em Chrome, fica aqui a noticia que as próximas versões do Chrome vão já suportar extensões de forma nativa, não sendo necessário, à imagem do que acontece hoje, ter de se recorrer a versões Dev. Mas trataremos desse assunto em artigos futuros, pois merece uma analise mais profunda!
Testem então o Chrome Plus (instalado ou na versão portatil) e vejam um dos caminhos que o Chrome pode vir a tomar!