Descobri uma aplicação interessante… digamos que é também “assustadora”. Sim, começo por dizer que é assustadora pela forma simplista com que me identificou todas as passwords que introduzi alguma vez, em serviços online, usando o Google Chrome.
É assustador pois vi ali, a nu, dados que qualquer pessoa com esta aplicação portátil, em menos de 10 segundos frente ao computador, pode recolher…
Está praticamente em todos os browsers, esta capacidade de guardar e gerir as palavras-passe digitadas através do navegador. Também o Chrome possui um gestor de palavras-passe que assegura uma maior tranquilidade de navegação, entrando nos serviços de forma automática, porque gravou alguma vez a senha desse site. Assim, este serviço leva que algumas palavras-passe (pouco utilizadas) seja esquecida, porque simplesmente deixamos de a treinar mentalmente, com esta aplicação pode-as recuperar.
Sabe como as recuperar?
Os browsers actuais disponibilizam uma lista das passwords guardadas, embora raramente seja utilizada essa lista.
A aplicação vasculha o ficheiro “Web Data” que está colocado na pasta do utilizador que está a executar aquela sessão do sistema operativo. Além das informações sobre as contas, o utilizador verá as palavras-passe desencriptadas e prontas a serem exportadas para uma lista em HTML que poderá guardar em local seguro.
Além desta ferramenta para o Chrome, existem as ferramentas para o Internet Explorer e para o Opera, funcionando exactamente da mesma forma.