A salvaguarda dos nossos dados não deve partir apenas da preocupação de ataques externos. Devemos ter sempre presente que os nossos dados mais sensíveis guardados de forma a que mesmo que cheguem aos nossos ficheiros , não consigam daí extrair qualquer tipo de informação. A forma mais correcta de fazermos isso é recorrendo a ferramentas que encriptam esses ficheiros de forma segura e apenas acedem a eles aqueles a quem nós confiarmos a palavra chave.
Uma das mais recentes ferramentas que descobrimos para salvaguardar os nossos dados e encriptar ficheiros foi o Chiave. Com uma utilização simples, garante segurança a protecção a todos os que o utilizem.
O Chiave utiliza uma cifra de encriptação AES de 512 bits AES para garantir que os dados que vão ser cifrados não conseguem ser acedidos de forma fácil. Para além desta característica de garantia de segurança, o Chiave tem ao dispor dos seus utilizadores uma interface muito simplista, mas ao mesmo tempo com todas as funções disponíveis e bem arrumadas.
A interface principal tem apenas o necessário para cumprir a sua função. Estão aí disponíveis as opções de encriptação, desencriptação e o acesso às opções de configuração. Ao escolherem uma das duas primeiras opções, são encaminhados para outra janela onde o processo decorre.
No caso da encriptação, apenas devem definir quais os ficheiros ou pastas a serem protegidos, a palavra chave a ser usada e se pretendem que o ficheiros originais sejam eliminados. Tenham em atenção a esta última opção pois os ficheiros vão mesmo desaparecer.
No final do processo de encriptação é gerado um novo ficheiro que deverá ser guardado ou partilhado. Esse ficheiro tem uma extensão que está associada ao Chiave e apenas ele o conseguirá abrir.
O Chiave está preparado para integrar-se de forma perfeita com o Windows 7 e por isso tem uma jumplist onde as principais funções estão acessíveis. Tudo isto está, é claro, disponível na barra de tarefas.
Sempre que pretenderem aceder a um ficheiro que tenham encriptado basta que tenham o Chiave instalado e que apliquem um duplo clique no ficheiro. As opções que vos aparecem permitem que desencriptem e abram o ficheiro ou que o desencriptem apenas. Em alternativa podem realizar esta operação directamente na interface do Chiave.
Usem o Chiave para protegerem ficheiros contra acessos indevidos e para salvaguardarem os vossos dados de forma segura. A sua utilização é extremamente simples e a cifra de encriptação é considerada uma das mais seguras.
A simplicidade de utilização e a facilidade com que podem cifrar ficheiros fazem do Chiave uma excelente alternativa. Lembrem-se que devem sempre ter a segurança dos vossos dados garantida e que nunca devem confiar na sorte.