Navegar de forma anónima não é uma tarefa fácil especialmente porque tudo aquilo que fazemos fica registado. No entanto, é possível “proteger” a nossa privacidade online através de ferramentas adicionais que nos ajudam a esconder a nossa identidade.
Para quem pretender navegar na Internet sem deixar rasto, o Tor Browser é sem dúvida a melhor solução. Recentemente foi lançado o Tor Browser 8.0. Vamos conhecer as novidades.
O Tor Browser permite que os utilizadores naveguem na Internet de forma anónima. Na prática, ao usar o Tor Browser, o tráfego é encaminhado por milhares de servidores que fazem parte da rede Tor.
Tal como as versões anteriores, esta nova versão é baseada no Firefox, neste caso no Firefox 60 ESR, que garante uma melhor gestão dos recursos e um melhor desempenho no acesso a conteúdos.
Novidades do Tor Browser 8.0
Esta versão traz uma nova interface (User Onboarding) para configuração do browser. O utilizador pode definir vários parâmetros ao nível da privacidade, ao nível da rede Tor, segurança, entre outros.
Outra das novidades é direcionada a utilizadores para quem a rede Tor está bloqueada (ao nível do país). Com esta nova funcionalidade, os utilizadores podem requisitar uma bridge para que seja possível o bypass dos mecanismos de censura. Para tal basta selecionar a opção Request a bridge for torproject.org, resolver a CAPTCHA e em seguida irão receber o Bridge IP para começar a navegar na Internet.
O Tor Browser Bundle está disponível para Windows, Linux e MacOS. Para quem pretender saber mais sobre esta fantástica ferramenta anti-ciberespionagem, basta que leia o nosso artigo “Tor Browser Bundle, navegar na Net de forma anónima”. Experimentem!