O Atom, o popular editor de código do Github, é um dos preferidos dos programadores devido às funcionalidades que oferece. Este editor foi descarregado 1,3 milhões de vezes, teve 155 releases e agora chegou finalmente a versão 1.0.
Esta nova versão traz melhorias significativas ao nível da performance e estabilidade.
O Atom permite que os programadores acedam à semântica de várias linguagens de programação, à integração com o Git e (claro) com o próprio Github, a temas completamente personalizáveis e o acesso a uma comunidade que está a desenvolver e a criar módulos e extensões para o Atom.
O projecto nasceu em Junho de 2008, e desde essa data tem conquistado vários utilizadores. Sete anos depois a equipa responsável pelo projecto lança a versão 1.0.
A versão 1.0 é mais rápida e estável e integra uma nova API que simplifica todo o desenvolvimento de extensões. Com mais de 2 mil pacotes e 660 temas (desenvolvidos pela comunidade), o ATOM é sem dúvida um dos melhores editores de texto, mesmo quando comparado com o Notepad++ ou o Sublime.
Veja o vídeo de apresentação do Atom 1.0
Um editor de texto é sem duvida uma ferramenta essencial em qualquer sistema operativo. Além das funcionalidades básicas de edição de texto, este tipo de ferramentas integram hoje muitas funções direccionadas para a programação e o ATOM é um bom exemplo disso. Experimentem!
Qual o seu editor de texto favorito?