Provavelmente já lhe aconteceu tirar um CD ou um DVD da estante, meter no computador e… nada! Não o conseguimos abrir ou, mesmo que abra, não conseguimos retirar o seu conteúdo que tanta falta faz.
Os CDs datam de 1982, quando começaram a ser comercializados. desde então tudo foi dirigido para a sua massificação. O Vinil quase desapareceu e ao nível de dados, foi uma lufada de ar fresco a chegada deste suporte óptico. Mais tarde apareceu o DVD mas basicamente e em grosso modo, tem as mesmas características de armazenamento (salvaguardando o espaço de armazenamento). Ambos sofrem com a idade e a velhice é um dos motivos para a perda de dados lá guardados. Além disso, a sua utilização leva a que apareçam riscos e “danos” vários na base de leitura do disco. CDCheck pode ser uma solução para recuperação.
O CDCheck é um utilitário para prevenir, detectar e recuperar ficheiros danificados com enfase na detecção de erros. Oferece verificação confiável, criação e verificação de cifras MD5, CRC-32, SHA, entre outras (no formato SFV, MD5 e CRC), é extremamente eficiente a comparar ficheiros (mais rápido que em muitos programas) e a recuperá-los.
Esta ferramenta permite ser utilizado em todos os ficheiros visiveis pelo sistema operativo. Isto significa que pode aceder a todos os ficheiros que vê com o Windows Explorer (CDs, DVDs, disketes, ZIP drives, chaves USB…).
Pode ainda aceder e trabalhar sobre CD’s audio e fornecer informações sobre CD/DVD’s colocados nas drives (fabricante, tipo de media,…).
A ter em conta, pois há alturas onde tudo poderá ajudar na recuperação de dados únicos e insubstituíveis.
NOTA: Esta aplicação é gratuita mas exige um registo, também ele gratuito, para que possa utilizar a ferramenta (uso pessoal) para além dos 30 dias indicados no programa.