Já falamos em muitas aplicações para gravar discos ópticos em Windows. Há utilizadores que têm necessidades muito para lá das ferramentas nativas de gravação que o Windows oferece. Embora com o Windows Media Player possa fazer gravações e conversões de ficheiros áudio, este não permite no entanto uma série de possibilidades que fazem a diferença quando queremos algo mais elaborado, assim como a opção de gravação na shell do Windows. Esta também é limitada e muitas vezes até desconhecida dos utilizadores.
Pelo facto de haver esta lacuna, muitas aplicações de gravação têm emergido e mostrado a sua utilidade. Uma delas é o CDBurnerXP.
Esta aplicação de gravação tem a capacidade de criar, escrever e guardar imagens ISO (.iso), converte wav para mp3 e vice versa. Suporta a tecnologia Burn-Proof e Burn on the fly, grava em multi-sessão, importa de imagens ISO, ripa CDs de áudio, normalizar o som, etc.
Suporta drives IDE, USB, Firewire e SCSI, escreve nos suportes CD-R, CD-RW DVD+R/RW DVD-R/RW. Além destas características normais para este tipo de aplicação, o utilizador encontrará outras também convencionais dentro do género. Gratuito, leve e muito fácil de usar. Alterações na versão:
- Grava agora qualquer tipo de discos
- Grava audio-CDs com ou sem intervalo entre músicas
- Grava e cria ficheiros ISO
- Faz verificação de dados após processo de gravação
- Cria discos de arranque
- Apresenta um interface multi idioma
- Converte bin/nrg → ISO
- Permite a criação de capas e etiquetas para os discos ópticos
- Outras pequenas optimizações e correcções