Pplware

Camera Mouse – Controle o seu rato com a cabeça

Damos por garantidas uma quantidade enorme de capacidades que usamos no nosso dia-a-dia. A utilização de um computador requer que tenhamos uma coordenação motora “normal” e que consigamos manipular um rato e um teclado. Infelizmente para muitas pessoas a utilização dessas capacidades não são um dado adquirido e estão por isso impossibilitadas de usar um computador na sua forma normal e simples.

Existem já alguns projectos quer permitem que pessoas com deficiência motora e que permitem que seja devolvido o controlo sobre um computador. Normalmente esses projectos requerem complicados adaptadores ou hardware muito específico. Descobrimos o Camera Mouse, que com um simples computador com uma câmara web instalada permite que controlem o rato do computador.

A utilização do Camera Mouse num qualquer PC permite que o seu utilizador consiga controlar de forma precisa o rato e assim executar as tarefas mais normais de qualquer computador. Este controlo consegue-se estender não só à movimentação do rato mas também aos botões de clique (simples ou duplo).

Para que possa utilizar este recurso, a pessoa necessitará apenas de conseguir movimentar a cabeça ou uma qualquer outras parte do corpo, bastando somente indicar ao Camera Mouse qual o ponto a ser seguido. Depois de capturado o ponto a ser monitorizado será entregue a essa parte o controlo do rato.

Este software foi desenvolvido por um grupo de investigadores da Universidade de Boston e existe desde 2004.  A versão 2011, que vos apresentamos hoje, é a continuação de versões que apresentaram um sucesso bastante significativo. Esta versão apresenta como novidade a possibilidade de ser feito duplo clique.

No início da utilização do Camera Mouse devem começar por indicar qual a câmara web que pretendem usar. Depois disso é mostrada numa janela a imagem que a câmara está a capturar e deve aí escolher o ponto a ser usado. Esse ponto é representado nessa imagem com um pequeno quadrado verde. Logo aí podem verificar o correcto comportamento, mexendo a zona escolhida e o quadrado verde deve acompanhar esse movimento.

Uma vez escolhida a zona e passados alguns segundos o rato passa a ser controlado pelo movimento do corpo. A precisão dos movimentos, apesar de não ser perfeita, permite já que um utilizador com necessidades específicas recupere o controlo do rato do seu computador.

Na mesma janela de escolha da zona que vai controlar o rato podem aceder às configurações do Camera Mouse. Carreguem no botão Settings e essa janela será aberta.

Configurem aí o grau de sensibilidade, a forma como pretendem que seja realizado o clique e o duplo clique, quando o Camera Mouse se sobrepõe ao rato convencional que têm ligado ao PC… entre outros parâmetros.

Este é mais um software que permite devolver um pouco de autonomia a pessoas que têm os seus movimentos limitados. Passam a poder usar um computador de uma forma quase normal e alargar um pouco mais as suas capacidades. Se conhecem alguém que infelizmente tem estes problemas esta é ser uma solução muito simples para os ajudarem a recuperar a capacidade de utilizar um computador.

Recordamos que basta um PC com uma câmara Web, o Camera Mouse  e muita vontade. Com um simples movimento de cabeça vão poder aceder à Internet e interagir com qualquer programa que tenham instalado num computador. É uma simples porta que se abre a quem tem por norma todas fechadas!

Artigos relacionados:


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Camera Mouse 2011 [5.39MB]
Homepage: Camera Mouse

Exit mobile version