Pplware

BowPad – Um editor de texto simples e rápido

O editor de texto é uma das ferramentas mais utilizadas por quem está ligado, de alguma forma, à programação. A diversidade de editores de texto disponíveis é imensa, contando com excelentes soluções gratuitas e de código aberto… aliás, serão esses eventualmente os melhores.

O BowPad é um deles. Embora pouco conhecido, apresenta-se com uma interface Ribbon, organização de menus bem conhecida do Office da Microsoft, e tem diversas funcionalidades interessantes. Não é melhor que os outros, apenas diferente e bastante interessante.

O BowPad não é, de todo, o editor de texto mais completo, mas pode ser a escolha acertada quando o que se procura é simplicidade e rapidez. A interface Ribbon, já referida, é sem dúvida o que mais destaca este editor, aliando-se depois às restantes e típicas funcionalidades. Aliás, foi o estilo da interface que deu o nome de BowPad a este editor.

Um editor de texto que se preze precisa obrigatoriamente de sintaxe destacada de acordo com a linguagem de programação, e o BowPad não é excepção. São mais de 100 tipos de ficheiros e linguagens que o BowPad é capaz de interpretar e apresentar com o devido destaque para facilitar a leitura e compreensão do código.

Suporta diversos tipos de codificação, incluindo UTF-8, UTF-16, UTF-32 (ambos Big Endian e Little Endian), e mais de uma centena de Codepages que poderão ser úteis quando menos esperar. Tem ainda ajuda à navegação com uma barra de posicionamento vertical melhorada e também separadores que se agrupam automaticamente por cor, consoante seja o caminho/pasta onde o ficheiro aberto esteja guardado.

Possui ainda outras funcionalidades como criação de comandos personalizados (correr fácil e repetidamente um comando na CMD composto automaticamente por strings), listar todas as funções existentes no ficheiro de código aberto, abrir o ficheiro header correspondente ao ficheiro de código (ou vice-versa), ajustar atalhos de teclado da forma que bem entender ou até mudar o tema para tons escuros.

Se gosta de ter uma ferramenta que possa afinar e que se adeqúe às necessidades, então a simplicidade do BowPad pode ser o que precisa.

O BowPad é compatível com o Windows 7 e versões mais recentes. Se tiver o Windows Vista, deve certificar-se que tem instalada a actualização Platform Update for Windows Vista, disponível a partir do Windows Update.


Licença: GNU General Public License
Sistemas Operativos: Windows 7+
Download: BowPad 32-bit [1.5MB] | Versão Portable [1.3MB]
Download: BowPad 64-bit [1.6MB] | Versão Portable [1.5MB]
Homepage: BowPad

Exit mobile version