Todos os dias surgem novos softwares com capacidades diferentes e com ideias inovadoras. Por vezes as novidades apresentadas não são ao nível do que têm para nos oferecer mas sim na forma como o fazem. Interfaces diferentes ou formas de interagir com os utilizadores tendem a aparecer cada vez com maior frequência.
O Bend tenta uma abordagem interessante ao apresentar uma interface completamente diferente do habitual a uma funcionalidade já muito explorada. É um editor de texto, mas com “outra cara”.
A interface do Bend tenta uma abordagem muito simplista ao reduzir ao mínimo e essencial as funcionalidades disponíveis. Desapareceram os menus e as opções que por norma poucos utilizadores usam.
Tudo foi reduzido ao mínimo. Apenas temos presentes as opções de novo ficheiro, abrir, gravar ou gravar como. Os normais botões de minimizar, maximizar ou fechar foram substituídos por texto, o que dá um ar mais sóbrio a este editor.
Apesar de ser simplista tem características presentes noutros editores de texto e que os fazem ser preferidos. Suporte para separadores por ficheiro e caixa de pesquisa para procura de texto nos documentos são duas funcionalidades que destacamos.
Outra característica deste editor de texto é a capacidade nativa de identificar código e fazer a diferenciação de cores para cada semântica. Para já, e porque esta é uma versão beta, é suportado XML, PHP, HTML, JavaScript e outras linguagens mais utilizadas. Com o evoluir será de certeza disponibilizada a interpretação semântica de outras linguagens.
É ainda esperado que o evoluir desta ferramenta traga outras funcionalidades que para já não estão presentes.
A simplicidade do Bend fica patente na inexistência de quaisquer parâmetros de configuração. Tudo o que necessitam está já pronto a usar.
Se procuram um editor de texto portátil e com uma interface muito simples esta é uma ferramenta a ter em conta e acompanhar. Apesar de estar ainda numa fase muito inicial do seu desenvolvimento é já uma ferramenta capaz de agradar a muitos utilizadores e será uma ferramenta a ter debaixo de olho.