Este artigo foi escrito por: Filipe Lourenço É com agrado que dou a conhecer aos leitores do Pplware o produto de quase um ano de investigação e desenvolvimento no comportamento das baterias dos portáteis.
Após em 2 anos ter praticamente destruído duas baterias, devido à ignorância sobre a manutenção das mesmas, resolvi estudar e aprender como deve ser feita a sua manutenção.
Após elaborar um guia sobre as baterias de lítio, originalmente para o fórum HCP e mais tarde publicado aqui no Pplware comecei a desenvolver uma aplicação que me simplificasse a tarefa de efectuar a manutenção da bateria, nascia então o BatteryCare.
O BatteryCare é uma aplicação que surge numa altura em que se massifica o uso do computador portátil e muitos dos seus utilizadores desconhecem os cuidados a ter na manutenção do seu elemento mais importante, a bateria.
Complementar ao guia de utilização da bateria do portátil, disponível no site oficial, o BatteryCare vem fornecer ao utilizador um conjunto de informações que permitem tirar o máximo partido da bateria do seu portátil e fazer com que esta sofra o tratamento adequado.
Além disso contribui para uma maior autonomia.
Enumero abaixo as funcionalidades actuais do programa:
- Monitorização das descargas da bateria – O algoritmo avançado permite contabilizar com rigor quando é feito um ciclo de descarga completo.
- Informação na área de notificação – Em modo de bateria o ícone de notificação mostra o tempo restante e a percentagem da bateria.
- Informação completa da bateria – Calcula de forma indutiva o tempo restante estimado em portáteis que se limitam a apresentar a percentagem de bateria. Mostra toda a informação detalhada sobre a mesma tal como nível de desgaste, capacidades, consumo, fabricante, etc.
- Aviso de necessidade de descarga total – Quando é atingido o número configurado de ciclos de descarga, surge a notificação para a necessidade fazer uma descarga total.
- Controlo sobre Windows Aero e Serviços exigentes – Permite desactivar automaticamente, durante a utilização da bateria, o tema acelerado graficamente e/ou serviços exigentes que contribuem para uma menor autonomia (apenas em Windows Vista ou superior). Assim que esteja ligado à corrente o tema e os serviços são repostos.
- Actualizações automáticas – Não existe a preocupação em fazer downloads de novas instalações, pois o programa actualiza-se automaticamente.
- Leve e imperceptível no sistema – Dada a preocupação com a optimização do uso da bateria, o BatteryCare não interfere na performance do sistema pois apenas usa menos de 0,1% do Processador e Memória.
Como se encontra em constante desenvolvimento, pode-se considerar uma versão beta.
Assim peço a todos os que utilizem o programa que me contactem através do site se detectarem algum problema ou tiverem alguma sugestão.
Esta última versão conta já com suporte multi-idioma expansível (Português em Inglês para já).
Este projecto é integralmente da minha autoria, tanto o programa como o site, porém tenho contado com o feedback dos vários utilizadores do BatteryCare que me têm ajudado a identificar bugs e apresentado as mais diversas sugestões.
No futuro espero disponibilizar a possibilidade de selecção automática dos perfis de energia do Windows consoante o estado da fonte de energia do portátil (corrente/bateria).
Acerca do benefício da suspensão de serviços e do tema Aero em Windows Vista :
O serviço SuperFetch em conjunto com o ReadyBoost, no arranque do sistema ou no resumo da hibernação indexa os ficheiros mais usados durante cerca de 2 a 3 minutos. São estes minutos de intensa actividade no disco e processador que no meu caso consomem logo 5% da bateria sem necessidade.
Assim, sempre que ligo o portátil e ele está em bateria, os serviços são suspensos e tenho esses 5% preciosos de autonomia. A desactivação do tema Windows Aero em bateria também contribui para maior autonomia pois retira a carga sobre a placa gráfica que, ainda que esta seja mínima, consome energia.
Em ambos os casos, assim que se liga o portátil à corrente, os serviços são retomados normalmente e o tema Aero é reposto.
Notas sobre esta versão:
- O indicador de temperatura poderá não ser muito correcto nalguns sistemas pois não lê directamente do sensor do CPU.
- Num sistema Windows Vista com controlo de conta de utilizador (UAC) activado, não é possível a suspensão dos serviços nem a indicação da temperatura do CPU.
- O programa necessita de permissões de administrador para o poder fazer e optei por não exigir essas permissões porque senão cada vez que o sistema iniciava o programa era bloqueado pelo UAC. Se optar por desactivar o UAC, eis como fazê-lo (Basta ir ao painel de controlo e escrever na caixa de pesquisa: “UAC”).
Sintam-se livres para fazer o download e espalhar pelos vossos amigos! E apoiem o software nacional!
Um muito obrigado ao Pplware e em especial ao Pedro Simões por publicarem o meu trabalho.