Pplware

BatteryCare 0.9.7.9 – Para conhecer mais sobre a sua bateria

O BatteryCare é uma aplicação gratuita e nacional, desenvolvida por Filipe Lourenço, que surge numa altura em que se massifica o uso do computador portátil e muitos dos seus utilizadores desconhecem os cuidados a ter na manutenção de um dos seus elementos mais importante, a bateria.

Complementar ao guia de utilização da bateria do portátil, disponível no site oficial, o BatteryCare vem fornecer ao utilizador um conjunto de informações que permitem tirar o máximo partido da bateria do seu portátil e fazer com que esta sofra o tratamento adequado. Além disso contribui para uma maior autonomia.

Esta versão traz muitas novidades, especialmente a nível de usabilidade, mas em primeiro lugar vou destacar a leitura da temperatura do disco rígido, que ainda que não esteja directamente relacionado com a bateria, é sempre uma mais valia sabermos se a peça mais importante, onde temos os nossos dados está a operar a uma temperatura aceitável.

Assim, agora as temperaturas são mostradas na janela principal de uma forma mais agradável e adquirem a cor correspondente à sua nocividade.

Mas sem dúvida que a coqueluche desta versão é a evolução que o balão da área de notificação sofreu. É com certeza a parte que mais uso tem no programa, dado que nos permite aceder rapidamente ao ícone e saber logo a informação que pretendemos, seja temperatura, ou a taxa de descarga.

Bom, resolvi então melhorar a forma como esta informação é mostrada. Assim temos um popup ao estilo dos popups do Windows 7, com animação, que se integra perfeitamente no estilo Aero. Sumariza de forma elegante toda a informação crítica que pretendemos obter de forma rápida.

Outra das solicitações que me chegou foi a de tornar a troca manual dos planos de energia mais acessível. Anteriormente, só era acessível através do clique direito e de forma indirecta. Agora construí um menu específico para seleccionar o plano de energia, através do clique esquerdo do rato.

Nas versões anteriores, a janela era colocada sempre no canto inferior direito e lá permanecia, mesmo que o utilizador tivesse a barra de tarefas num dos lados, ou até no topo. Solucionei este problema e agora a janela e também o popup de informação adaptam-se à posição da barra de tarefas.

Ficam aqui então todas as novidades desta versão:

Abaixo as funcionalidades actuais do programa

Peço a todos os que utilizem o programa que me contactem através do site se detectarem algum problema ou tiverem alguma sugestão.

Acerca do benefício da suspensão de serviços e do tema Aero em Windows Vista/7: O serviço SuperFetch em conjunto com o ReadyBoost, no arranque do sistema ou no resumo da hibernação indexa os ficheiros mais usados durante cerca de 2 a 3 minutos. São estes minutos de intensa actividade no disco e processador que no meu caso consomem logo 5% da bateria sem necessidade. Assim, sempre que ligo o portátil e ele está em bateria, os serviços são suspensos e tenho esses 5% preciosos de autonomia.

A desactivação do tema Windows Aero em bateria também contribui para maior autonomia pois retira a carga sobre a placa gráfica que, ainda que esta seja mínima, consome energia. Em ambos os casos, assim que se liga o portátil à corrente, os serviços são retomados normalmente e o tema Aero é reposto.

Sintam-se livres para fazer o download e espalhar pelos vossos amigos! E apoiem o software nacional!

Um muito obrigado ao Peopleware por apoiar o meu trabalho.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/7 (x86 e x64)
Download: BatteryCare 0.9.7.9 [1.2MB]
Homepage: BatteryCare
Guia: BatteryCare

Exit mobile version