Pplware

BatteryCare 0.9.10 – Autonomia extra para o seu portátil

BatteryCare 0.9.10 Janela Principal

O BatteryCare é um utilitário desenvolvido em Portugal por Filipe Lourenço que permite monitorizar todos os aspectos relacionados com a bateria do computador portátil e dispõe de funcionalidades que ajudam a maximizar a sua longevidade e autonomia.

Esta ferramenta vem preencher uma das lacunas do Windows, que é o quase desprezo por um dos elementos mais importantes destes aparelhos. Simples e fácil de usar, além de leve e não intrusivo, é sem dúvida um “must have” para qualquer utilizador de computador portátil que deseje ter mais conhecimento sobre a manutenção e cuidados a ter com a bateria.

Após muitas requisições dos mais variados cantos do mundo, onde estão incluídos alguns leitores do Pplware, esta versão traz finalmente as notificações áudio! Muitos utilizadores reportaram que seria uma mais valia o programa ter este tipo de alerta, uma vez que nem sempre conseguiam ouvir os alertas dados pelo próprio Windows, seja por má configuração ou apenas porque eles têm um volume bastante baixo.

Optei por reaproveitar alguns dos sons de alerta do Windows 7 e efectuar-lhes algum pós processamento áudio, que resultou em alertas com o volume equivalente a uma música MP3 para ser facilmente audível mesmo quando uma música está a tocar em fundo.

BatteryCare 0.9.10 – Nova opção de Notificação áudio

Estes alertas áudio estão disponíveis no painel de opções em “Opções -> Notificações” e estão desactivados por padrão. Quem quiser fazer uso desta nova funcionalidade, terá que activar esta nova opção.

Quem quiser acompanhar mais de perto o decorrer do projecto, pode seguir-me nas páginas twitter ou facebook do projecto BatteryCare.

BatteryCare 0.9.10 – Popup de Informação Rápida
Actualmente o programa tem as seguintes funcionalidades:

  • Monitorização dos ciclos de descarga da bateria.
  • Informação completa da bateria.
  • Cálculo estatístico do tempo restante.
  • Leitura da temperatura do CPU e do Disco Rígido.
  • Comutação automática dos planos de energia.
  • Controlo sobre Windows Aero e Serviços exigentes.
  • Informação rápida na área de notificação, ao alcance de um movimento de rato.
  • Actualizações automáticas.
  • Leve e imperceptível no sistema.

 

Novidades a implementar para futuras versões

Como se sabe, este projecto está em constante desenvolvimento e tenho uma panóplia de novas funcionalidades já registadas no meu roadmap, que quero implementar para versões futuras. Vou partilhar convosco algumas das mais importantes funcionalidades, de entre as muitas, que quero implementar até atingir a versão 1.0 do programa:

  • Calibração automática da bateria.
  • Relatório com diagnóstico do estado da bateria e recomendações.
  • Possibilidade de escolher quais os serviços a serem pausados em modo de bateria.
  • Possibilidade de personalizar a aparência de certos elementos da interface.
  • Uma nova interface para a janela principal.

Peço a todos os que utilizem o programa que me contactem através do site se detectarem algum problema ou tiverem alguma sugestão.

 

Acerca do benefício da suspensão de serviços e do tema Aero em Windows Vista/7

O serviço SuperFetch em conjunto com o ReadyBoost, no arranque do sistema ou no resumo da hibernação indexa os ficheiros mais usados durante cerca de 2 a 3 minutos. São estes minutos de intensa actividade no disco e processador que no meu caso consomem logo 5% da bateria sem necessidade. Assim, sempre que ligo o portátil e ele está em bateria, os serviços são suspensos e tenho esses 5% preciosos de autonomia. A desactivação do tema Windows Aero em bateria também contribui para maior autonomia pois retira a carga sobre a placa gráfica que, ainda que esta seja mínima, consome energia.

Em ambos os casos, assim que se liga o portátil à corrente, os serviços são retomados normalmente e o tema Aero é reposto.

Sintam-se livres para fazer o download e espalhar pelos vossos amigos! E apoiem o software nacional!

Um muito obrigado ao Pplware por apoiar o meu trabalho!

Novidades desta versão

  • Novidade: Notificações Audio. Para activar vá a “Opções -> Notificações”.
  • Actualizado o ficheiro com os valores de Tjmax para CPUs Intel.
  • Correcções menores.

 

Exit mobile version