Coloque uma “password” de acesso aos ficheiros!
Nos últimos muito se tem falado sobre a questão da segurança de dados pessoais. Como todos sabemos, os nossos computadores são por norma “bunkers“ , onde guardamos muita da nossa informação. Neles guardamos documentos pessoais, confidenciais, passwords…enfim, informação que normalmente é sensível e apenas deve ser visualizada pelo próprio utilizador.
E se o nosso computador é partilhado por outros utilizadores? E se foi atacado ou roubado? Para termos sempre a nossa informação de certa forma segura e ilegível para terceiros, vamos conhecer o AxCrypt.
O AxCrypt é um projecto open source, que integra com o sistema operativo Windows, e que permite aos utilizadores cifrar facilmente os ficheiros que pretendemos.
Principais funcionalidades
- Bastante simples de usar (apenas é necessário carregar com o botão do lado direito do rato e escolher a opção pretendida)
- Suporte para criptografia AES 128 bit
- Suporte para ficheiros até 4GB
- Compatível com Windows 2000/2003/XP/Vista/2008/7
- Integração com as funcionalidades do Windows
Como funciona?
O AxCrypt funciona de forma muito simples. Depois de instalado, seleccionamos os ficheiros/pasta que pretendemos cifrar e carregando com o botão do lado direito do rato escolhemos a opção AxCrypt–>Encrypt.
Será solicitada uma passphrase , que será usada cifrar a informação
E relativamente ao processo de cifrar é tudo. A partir deste momento se pretendermos aceder à informação cifrada, basta dar duplo clique sobre os ficheiros e será solicitada a passphrase que permite a edição e visualização do conteúdo do ficheiro.
O AxCrypt, ao contrário de outras aplicações, além das funcionalidades que disponibiliza (recorrendo a algoritmos complexos) disponibiliza um interface bastante simples e eficaz. Para os utilizadores que as vezes nos questionam sobre uma boa solução para proteger os seus dados (por exemplo do irmão ou da irmã), o AxCrypt é sem dúvida uma excelente opção. Outra excelente alternativa é o TrueCrypt.
- Proteja a sua informação no Ubuntu
- MD5 – Confira a integridade dos ficheiros
- Ophcrack – Como “crackar” a password do Windows
- TrueCrypt 7.0 – Segurança do PC à PenUSB