Naturalmente como a própria Microsoft já afirmou esta tecnologia deve apenas ser utilizada para a distribuição de conteúdos totalmente legais.
O princípio básico de funcionamento deste sistema, é basicamente o mesmo utilizado no Bit Torrent. Um servidor não tem a largura de banda suficiente para distribuir um ficheiro por todos os utilizadores que o querem descarregar, como tal é necessário encontrar métodos alternativos. Se o ficheiro for partido em partes mais pequenas, pode ser distribuído pelos utilizadores, de forma a que os mesmos vão fazendo trocas entre si até terem o ficheiro completo. O grande problema desta abordagem, como qualquer pessoa que já tentou fazer um downloads usando este tipo de protocolos sabe, é o tempo que demora, já que muitas vezes é necessário estar a espera das partes que necessita exactamente.
Os investigadores da Microsoft contornaram este problema “re-codificando” todas as peças, de forma a que cada uma que é partilhada seja uma combinação linear de todas as peças. Assim que tiver feito download de algumas das peças, pode recombiná-las e enviá-las a outros utilizadores como outra peça diferente. Assim que tiver peças suficientes pode reconstruir o ficheiro final. Inteligente não é? Faz-nos lembrar um pouco o sistema usado pelos ficheiros par.
Sintetizando, os utilizadores podem fazer uso de quaisquer partes que recebam sem terem que estar à espera de partes especificas.