A facilidade com que perdemos o trabalho de horas é impressionante. Basta que a energia falhe ou que o sistema operativo, por alguma razão estranha, resolva descansar. É uma das piores situações que pode acontecer a quem trabalha com computadores, pois são horas perdidas e que não têm recuperação. Felizmente algum software tem a capacidade de criar cópias do que se vai realizando, muitas vezes à revelia dos utilizadores.
Mas e todo o restante software que não tem essa capacidade? Simples, está nas mãos dos utilizadores. Ou se lembram de periodicamente realizar cópias dos seus trabalhos ou recorrem ao AutoSaver.
Esta pequena aplicação, de apenas 70KB, consegue simular a famosa sequência de teclas CTRL + S. Desta forma, e na aplicação em que estiverem a trabalhar, é despoletado um processo de gravação. Consegue-se assim que, de forma automática, fiquem imunes a problemas.
Naturalmente que na primeira gravação que for realizada será apresentada a janela de definição de local e nome a ser utilizado na gravação, mas desta forma conseguem garantir que o processo foi iniciado.
Sempre que pretenderem ter gravações automáticas só têm de lançar o AutoSaver e ele irá ser lançado em background e arrumado sob a forma de um ícone na Área de Notificação.
A partir desse momento o processo de gravação automática está lançado e ao fim do tempo definido será efectuada uma gravação automática.
Se pretenderem alterar o tempo entre CTRL + S, só têm de aplicar um duplo clique no ícone do AutoSaver (o ícone com a forma de uma disquete) e será aberta a janela de definições. Ai podem alterar então o tempo entre os valores pré-definidos.
Podem ainda definir o arranque do AutoSaver no início do Windows e fechar ou esconder a aplicação.
Por ser completamente portátil deve ser colocada no vosso PC para uma utilização diária e colocá-la na vossa pen que vos acompanha no dia-a-dia para vos ajudar em situações em que estão a trabalhar fora dos vossos PC’s e precisam de um “ajudante” para realizar as gravações dos vossos ficheiros.
Dos testes que fiz aconselho que a utilizem apenas nos momentos chave (edição de ficheiros) e não durante uma utilização normal do Windows pois é bastante irritante terem o browser a pretender gravar a página que estão a navegar a cada 10 minutos.
PS: Ana, esta aplicação é para ti. Se já a tivesses a usar tinhas poupado muitas horas de trabalho perdido…