Pplware

AutoHotkey – Como começar a desenvolver scripts?

Nos dias que correm existem ferramentas que permitem a qualquer utilizador produzir ideias fantásticas. Em tempos, apresentamos no pplware um script criado no AutoHotkey que permite produzir efeitos de transparência nas janelas do Windows 7 (ver aqui) .

Para quem não conhece, o AutoHotkey scripts é uma ferramenta que permite desenvolver facilmente scripts para personalizar o nosso sistema.  Vamos ver como desenvolver os seus próprios scripts.

O AutoHotkey scripts é uma ferramenta bastante popular, no entanto a primeira abordagem nem sempre assim. Nesse sentido, vamos dar uma ajuda e ensinar como programar o seu primeiro script. Sigam os seguintes passos:

Passo 1 – Fazer download do AutoHotkey_L aqui. Durante a instalação será questionado ao utilizador ser pretende desenvolver scripts para sistemas de 32-bit ou 64-bit. Devem escolher a opção Unicode (32 bit)

Passo 2 – Agora que já temos o AutoHotkey instalado, vamos produzir o nosso primeiro script. Para isso, vamos aproveitar o script apresentado aqui, que permite dar novas funcionalidades ao nosso rato de 3 botões de acordo com a seguinte imagem.

Script

#IfWinNotActive Total Commander
 RButton::click right
 RButton & WheelDown::Send {Browser_Back}
 RButton & WheelUp::Send {Browser_Forward}
 #IfWinNotActive

Devem copiar o script, colocar no notepad (bloco de notas), gravar com a extensão .ahk e definir na codificação o parâmetro Unicode.

Depois basta dar dois cliques sobre o script e experimentar as novas funcionalidades.

No site do AutoHotkey existe informação de suporte e muitos scripts disponibilizados no forum/wiki. Alguém tem scripts que pretenda partilhar?


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: AutoHotKey [2,5 MB]
Homepage: Autohotkey

Exit mobile version