Nos dias que correm existem ferramentas que permitem a qualquer utilizador produzir ideias fantásticas e o AutoHotKey é um verdadeiro exemplo disso mesmo: uma ferramenta que permite desenvolver facilmente scripts para personalizar o nosso sistema consoante as nossas necessidades de forma simples.
Vamos saber um pouco mais como desenvolver os seus próprios scripts?
O AutoHotKey inclui ferramentas adicionais para criar abreviações como por exemplo digitar “ppl” e automaticamente aparecer “pplware” ou então correr directamente aplicações, usando código.
O comando Run é usado para iniciar um programa, documento, URL, ou atalho. Aqui alguns exemplos comuns:
Run Notepad Run C:\My Documents\Address List.doc Run C:\My Documents\My Shortcut.lnk Run www.yahoo.com Run mailto:someone@somedomain.com
Uma tecla de acesso pode ser atribuida para qualquer um dos exemplos acima incluindo uma hotkey label. No primeiro exemplo abaixo, a atribuição da tecla de acesso é a Win+N, enquanto no segundo é CTRL+ALT+C:
#n::Run Notepad ^!c::Run calc.exe
Devem copiar o script, colocar no notepad (bloco de notas), gravar com a extensão .ahk e definir na codificação o parâmetro Unicode.
Depois basta dar dois cliques sobre o script e experimentar as novas funcionalidades.
Outras funcionalidades muito interessantes:
- Mudar o volume do som, desligar o som ou utilizar outras ferramentas através de atalhos;
- Mapear teclas, usar o joystick ou o teclado como se fosse o rato;
- Inicializar programas e aplicações;
- Deixar janelas transparentes, alterna-las ou deixa-las sempre em primeiro plano;
- Receber e mudar clipboards (como textos copiados, colados e etc);
- Personalizar o menu com seus ícones, itens e caixas de interface;
- E muito mais…
Para saberem tudo sobre esta aplicação, como por exemplo a criação dos scripts de programação, basta consultar a ajuda do próprio programa ou então, em alternativa, visitar ESTE LINK OFICIAL totalmente em português. Por outro lado não percam ainda o nosso artigo prévio sobre esta ferramenta, NESTE LINK.