Quando alguém olha para o ambiente de trabalho (desktop) do meu computador é normal ouvir frases do tipo “tchiiii, tanta tralha…tanto ícone…como é que te safas aí no meio de confusão?” Pois, é verdade…mas também não deixa de ser verdade que o ambiente de trabalho é sem dúvida o local para ter “mais a mão” toda a informação.
Soluções para “ocultar” tanta desarrumação?
Em tempos, numa conversa de café, o tema era o “ambiente de trabalho do meu computador”. Alguns dos meus colegas referiam que quando já não tinham mais espaço para ícones no ambiente de trabalho que criavam pastas para meter lá dentro todos os ícones (no entanto, essas pastas ficavam na mesma no ambiente de trabalho…como se tivéssemos ambientes de trabalho dentro de ambientes de trabalho). Depois temos sempre a solução de criarmos ambientes de trabalho virtuais…mas aqui em vez de um ambiente de trabalho “desarrumado” pode acontecer que comecem a ser vários….e muitas mais soluções.
À parte de todas as soluções apresentadas, o que eu queria mesmo (até porque há situações em que tenho tenho o ambiente de trabalho projectado em publico), era uma aplicação que me escondesse todos os ícones do ambiente de trabalho de forma muito simples. Para este efeito há também muitas soluções e o Windows disponibiliza inclusive uma funcionalidade para esconder todos os ícones.
Recentemente conheci o AutoHideDesktopIcons, uma aplicação bastante simplista mas que dá muito jeito. Com o AutoHideDesktopIcons podemos esconder tudo o que temos no ambiente de trabalho com apenas um simples click com o rato.
Como já referi, está é uma aplicação muito simples mas que dá muito jeito. A aplicação é portable é gratuita. Alguém conhece outras soluções?