Existem aplicação que valem o seu “peso” em ouro ou diamantes, porque nos trazem algumas funções que pensámos serem impossíveis e que deviam vir de raiz com os nossos sistemas operativos. São pequenas pérolas que nos ajudam e que mudam a nossa vida informática!
Um desses exemplos é o Auto Mute. E porquê? Porque acaba com a chatice de ligar o PC e levar com o som que deixamos a tocar quando hibernámos o PC.
De certeza que já vos aconteceu hibernarem o vosso PC com o som ligado e a tocar a vossa melodia favorita. E ainda mais certeza tenho que já vos aconteceu ligarem o PC em situações mais formais e levarem com o som que tinham deixado ligado antes.
Então para solucionar esse problema recorremos ao Auto Mute que nos desliga o som sempre que saímos do nosso utilizador, suspendemos ou desligamos o PC. Desta forma não corremos o risco de termos o media player a tocar nos auscultadores e ao ligarmos termos o som em volume elevado e uma sala de gente a olhar para nós com ar de reprovação!
Pode ser ainda usada para durante a utilização do PC silenciarmos o som recorrendo a um simples atalho. Basta definir esse atalho e ter a aplicação a correr.
Esta aplicação não requer instalação e basta colocá-la no PC e lançá-la. As opções de configuração são mínimas e resumem-se a:
- Arranque automático no inicio do Windows
- Silenciar o PC ao fazer logoff, suspender ou desligar
- Desligar /ligar o som do PC e definir atalho para essa função
- Apitar sempre que o som for ligado
E os seus consumos de recursos são tão baixos que é uma daquelas aplicações de que nos esquecemos que está a correr. É colocar na barra de tarefas e esquece-la! Mas o seu retorno é bem grande. Pelo menos deixamos de acordar as pessoas sempre que ligamos o nosso PC. Sim, porque o som de arranque do Windows também deixa de tocar!