Pplware

Audacious 1.5.1

Quando existe uma migração de Windows para Linux, existem sempre algumas aplicações que nos custam deixar para trás. Felizmente o Linux, tem excelentes aplicações na área de reprodução áudio. Se não consegue deixar de pensar no seu fiel Winamp que anos a fio o acompanhou, existe uma solução.

A solução para si é o Audacious um sucessor do clássico XMMS. Bem, contextualizando com um pouco de história foi em 1997 que uma empresa denominada NullSoft, lançou o leitor multimédia denominado Winamp, que se iria revelar num fenómeno de popularidade até aos dias de hoje.

Num tempo em que a guerra de patentes de software não era um prato do dia, dois programadores adeptos das inovações do Winamp criaram o X11Amp reproduzindo quase na integra, o aspecto da aplicação da Nullsoft inclusive permitindo compatibilidade com skins da mesma.

O X11Amp foi revolucionário em Linux, afirmando-se o primeiro grande leitor MP3, quando o sistema operativo do pinguim estava apenas a dar os primeiros passos na componente de interface gráfica com o utilizador. Mais tarde a empresa 4 front Technologies, patrocinou o projecto que se passou a chamar a partir daí XMMS. O Audacious é actualmente o único sucessor de um legado de ouro começado pelo XMMS .

Pode esperar do Audacious praticamente tudo o que está habituado no Winamp. Aliás, espere que este lhe abra tantos ou mais formatos que o próprio Winamp, bem como as suas streams favoritas de rádio ShoutCast. Destaco os formatos MP3, MP4, OGG, AAC ou WAV da lista imensa de formatos suportados pelos plugins incluídos no Audacious. Também ficará com a capacidade de reproduzir os seus CD’s áudio.

Poderá também ter acesso a alguns plugins para adicionar efeitos interessantes às suas músicas, quer ao nível de plugins ou por intermédio do equalizador. Tem ainda à semelhança do Winamp, a opção de adicionar efeitos de visualização de modo completar de forma perfeita as suas melodias.

Para instalar no ubuntu, não poderia ser mais fácil (mas mesmo assim eu vou ajudá-lo). Vá ao menu Sistema > Administração e seleccione o Gestor de pacotes Synaptic. Depois de lançar o mesmo procure por audacious. Depois de encontrado clicando sobre o mesmo seleccione “Marcar para instalação”.

Antes de aplicar as alterações, certifique-se que os pacotes audacious-plugins e audacious-plugins-extras ficaram marcados, dado que são pacotes fundamentais que conferem ao audacious uma panóplia de suporte para reprodução de ficheiros áudio, efeitos de visualização, áudio, etc…

Se tem o mesmo historial que eu, certamente não lhe passa despercebido o quanto o Winamp foi importante para os leitores multimédia se tornarem naquilo que são hoje. Se é ainda fã de um leitor multimédia simplista como o Winamp clássico, o audacious será uma das primeiras aplicações a instalar depois de instalação da sua distribuição de linux favorita.

Licença: GNU GPL Sistemas Operativos: GNU/Linux Download: Audacious 1.5.1 [1.8MB] Download: Audacious 1.5.1 plugins [2.8MB] Homepage: Audacious

Exit mobile version