Pplware

Atom, o editor de código do GitHub também chegou ao Windows

Cada programador tem a sua ferramenta de edição de código favorita. Existem dezenas disponíveis, todas elas com particularidades próprias e com características únicas e diferenciadoras.

O Atom, o editor de código do Github, inicialmente lançado apenas para o OSX, procura ocupar o seu lugar natural, tanto mais por estar associado a este site de programação e de alojamento de código.

O seu desenvolvimento tem sido uma constante e agora foi disponibilizada, finalmente, uma versão que muitos esperavam. O Atom está finalmente disponível para Windows.

O Atom dá aos utilizadores, e de forma imediata, acesso à semântica de várias linguagens de programação, à integração com o Git e (claro) com o próprio Github, a temas completamente personalizáveis e o acesso a uma comunidade que está a desenvolver e a criar módulos e extensões para o Atom.

Tem a particularidade de ser um editor de texto completamente diferente do habitual, mas mantendo as funcionalidades que todos esperam de uma ferramenta deste tipo.

A sua diferença é que ao contrário da maioria dos editores não é uma aplicação com uma origem dita tradicional, mas tem no Chromium a sua base e origem.

Esta diferença permite que seja muito mais simples aos criadores de pacotes de funções adicionais desenvolverem os seus trabalhos, pois podem usar as API’s já desenvolvidas para este browser.

A versão para Windows mantém toda a estrutura que já conhecíamos da versão para OSX, sendo completamente modular e configurável, não apenas nas suas funções principais, mas também em toda a parte de imagem, fontes e cores.

Todos os que se aventurarem a usar o Atom no Windows devem ter presente que esta é ainda uma versão muito inicial (Alfa), pelo que é normal que existam ainda alguns problemas e bugs. É no entanto uma versão já plenamente operacional e com as suas funcionalidades todas disponíveis.

Segundo o site do Atom, a melhor forma de instalação deste editor é através do instalador chocolatey, que pode ser comparado aos instaladores de pacotes apt-get do Ubuntu ou outro de outra qualquer distribuição Linux.

Depois de instalarem o chocolatey devem abrir uma consola de DOS ou PowerShell e executar o comando abaixo:

cinst Atom

Este comando irá instalar o Atom, adicionar os comandos atom e apm à PATH do utilizador, criar os atalhos no Ambiente de Trabalho e no Menu Iniciar e ainda adicionar uma opção Open with Atom no menu de contexto do Explorador de Ficheiros.

Sempre que quiserem actualizar a versão do Atom, apenas precisam de correr o comando abaixo numa janela de DOS ou PowerShell:

cup Atom

Todos os que preferirem apenas testar o Atom numa versão portátil, podem descarregar apenas o ficheiro .zip, descomprimí-lo e usar.

Está assim dado mais um passo importante pelo Atom e pelo Github. A massificação deste editor, pelas várias plataformas disponíveis, será a forma dele se impor e de se tornar a escolha dos programadores.

Não falta ao Atom argumentos para ser uma excelente ferramenta, só falta mesmo a aceitação da comunidade. Testem esta versão para Windows e quem sabe não abandonam o vosso editor favorito.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7/ 8
Download: Atom
Homepage: Atom

Exit mobile version