Os utilizadores que dão uns toques neste mundo da informática, certamente recebem muitas chamadas de amigos e familiares a pedir o tal “apoio informático” remoto. Como resolver problemas informáticos via chamada telefónica é algo muito complicado e que demora o seu tempo, nada melhor que entrar remotamente no PC (se possível) e sermos nós próprios a resolver o problema.
Para este tipo de situações, são várias as aplicações/serviços que nos permitem, à distancia, controlar outros computadores. Hoje apresentamos 5 ferramentas/serviços que consideramos serem as melhores para assistência remota.
1) TeamViewer
O TeamViewer é uma das ferramentas mais fantásticas e úteis que conheço. Com ela podemos aceder remotamente a outra máquina e “comandar” a mesma.
Para colocar em funcionamento o TeamViewer, devem abrir o mesmo ao lado do PC, e fornecer os códigos para que possam aceder remotamente à sua máquina. Nunca é demais lembrar, que este tipo de códigos só devem ser fornecidos a pessoas da vossa confiança, uma vez que com essas credenciais dão acesso total à vossa máquina. O TeamViewer é provavelmente a melhor ferramenta para assistência remota e é usada por cerca de 100 milhões de utilizadores em mais de 200 países.
2) Supremo
O Supremo é um software gratuito de acesso remoto que nos permite dar e oferecer assistência remota seja a clientes seja a amigos.
O Supremo é composto por apenas um ficheiro executável muito pequeno e dispensa qualquer instalação. Com apenas alguns cliques podemos oferecer – ou receber – suporte via Supremo.
3) LogMeIn
o LogMeIn permite que acedam remotamente a computadores que tenham o software da LogMeIn instalado e que possam ter controlo sobre todos os recursos presentes nessa máquina.
Ao permitir esse acesso podem prestar todo o suporte necessário e, muito importante, sem que tenham de pagar o que quer que seja para poderem usar o LogMeIn.
4) Remote Desktop Connection
O Remote Desktop Connection (Ambiente de Trabalho Remoto) é uma ferramenta nativa do Windows que nos permite aceder remotamente a outras máquinas Windows (e não só), usando o protocolo RDP.
Depois de estabelecida a ligação, o utilizador tem acesso ao ambiente de trabalho do computador remoto, a todo o sistema de ficheiros e outras funcionalidades.
5) Chrome Remote Desktop
O Chrome Remote Desktop está disponível em todas as plataformas onde o Chrome pode ser executado, o que abrange o Windows, o Linux, o Mac OS X e os ChromeBooks.
Esta extensão, a primeira a fazer uso da funcionalidade de remote desktop do Chrome, permite que acedam a computadores remotos, sem terem a necessita de instalar outros softwares no sistema.
6) UltraVNC
O Ultr@VNC é uma combinação de uma do protocolo TCP/IP com o protocolo VNC. Usando um sistema de cliente/servidor o utilizador pode controlar uma máquina remotamente,tanto numa rede local como via Internet, em tempo real.
Esta ferramenta é muito simples de utilizar e oferece um conjunto de funcionalidades, das quais se destacam a transferência de ficheiros entre máquina local e máquina remota, Chat, etc.
Estas são as 6 ferramentas que consideramos as mais populares para assistência remota. Sem duvida que o Supremo e o TeamViewer são, provavelmente, as melhores de todas pois têm óptimas funcionalidades, suporte para vários sistemas operativos e funcionam bem mesmo não havendo grande disponibilidade de largura de banda.
Como sabemos que nestas assistências remotas há sempre histórias engraçadas (como por exemplo, alguém ligar para lhe formatar a Internet…), hoje deixamos o seguinte desafio:
Contem-nos as vossa história ou situações engraçadas enquanto davam suporte remoto. Qual a vossa ferramenta favorita?
Nunca é tarde recordar: Os utilizadores que dão uns toques na informática também têm vida…também têm horas para comer, para dormir, para se divertir, também têm família, etc, etc….