Um dos componentes principais dos nossos computadores é do disco rígido, componente que é também vitima de grande desgaste com o passar do tempo. A degradação das capacidades do disco é notória em diversos “sintomas” durante a acção do computador.
Podemos detectar esses sintomas quando nos são apresentados erros constantes de leitura, quando o acesso a determinada pasta demora mais que o normal, quando gravamos um ficheiros e este desaparece quando o voltamos a chamar, etc, etc, etc.
Claro, podemos e devemos considerar que essas pequenas situações podem resultar de inúmeros outros cenários, de muitas outras origens, mas o melhor é não fiar!
Para tranquilizar o espírito, e pensar que aquele barulho que vem da máquina não tem a ver com o disco, usamos o Ariolic Disk Scanner, este pequeníssimo programa tem a habilidade de procurar no disco por erros. Esta ferramenta vasculha os “clusters” do disco, sempre em modo leitura e aponta as anomalias que eventualmente surjam.
O modo gráfico, desta aplicação, permite ao utilizador seguir o desempenho da aplicação quer quando usada num disco rígido, quer numa pendrive USB ou mesmo num CD/DVD.
Não necessita de instalação e pode ser executada a partir de um dispositivo de armazenamento externo.
Eu, pelo sim ou pelo não, de vez em quando passo o “visto” ao disco, pois é incalculável o valor dos dados que este me guarda. Ando a testar esta aplicação nas minhas pensUSB, os resultados ainda não são animadores, mas…