Pplware

ArchiveClipboard – Controle o seu clipboard

Não é a primeira vez que falo desta minha “dependência” copiar e colar do Windows. É de longe uma das melhores funções que conheço nos sistemas operativos.

E sempre que posso, tento encontrar e testar ferramentas que acrescentam novidades e optimizações nesta área. E nesta linha de pensamento, hoje trago-vos mais uma ferramenta, o ArchiveClipboard.

Esta ferramenta aloja-se na nossa barra de tarefas e fica a “coleccionar” tudo o que copiamos para o clipboard. Podemos ser selectivos e indicar o que pretendemos que seja guardado.

Mas a característica que mais me agradou no ArchiveClipboard foi o facto de – segundo os autores e comprovado por mim – ele ser “à prova” de crash do sistema operativo. A maioria das ferramentas similares a esta o que fazem é colocar em memória o que vão recolhendo e quando o sistema operativo falha elas perdem-se todas.

É possivel, tal como referido acima, escolher e indicar que tipo de conteudos que pretendemos que o ArchiveClipboard guarde. As hipóteses são texto, ficheiros ou imagens. Podemos ainda ser alertados de eventos dos sistema em que o ArchiveClipboard esteja envolvido. E é mostrado no Ambiente de Trabalho um alerta.

A sua interface é extremamente limpa sendo composta por 2 zonas, uma que tem o que actualmente está no clipboard do sistema operativo e outra de histórico, onde podemos navegar e escolher o que pretendemos. Caso façam duplo clique numa das entradas de histórico ou na entrada de do clipboard somos presenteados com um preview do que temos copiado.

Tirando estas características e sem diminuir as qualidades do ArchiveClipboard, este software faz o que é normal vermos. Saliento também a capacidade de arrastar e largar conteúdos, facilitando a acção de “copiar” para “colar”. Se arrastarem, por exemplo, um conteúdo de texto para o vosso Ambiente de Trabalho é criado um ficheiro de texto. Da mesma forma podem arrastar outros conteúdos para diferentes aplicações.

Esta é sem dúvida uma ferramenta a ter em conta como sendo uma excelente aposta para quem pretende vitaminar o seu clipbard. Ainda para mais por ter uma versão portátil e por ser esperada para breve uma versão Linux e Mac OS. Testem e vão ver que gostam.

Artigos relacionados:


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista /7
Download: ArchiveClipboard build 20100125.0142 Portátil [1.8MB]
Download: ArchiveClipboard build 20100125.0142 [2.6MB]
Homepage: ArchiveClipboard

Exit mobile version