Não é a primeira vez que falo desta minha “dependência” copiar e colar do Windows. É de longe uma das melhores funções que conheço nos sistemas operativos.
E sempre que posso, tento encontrar e testar ferramentas que acrescentam novidades e optimizações nesta área. E nesta linha de pensamento, hoje trago-vos mais uma ferramenta, o ArchiveClipboard.
Esta ferramenta aloja-se na nossa barra de tarefas e fica a “coleccionar” tudo o que copiamos para o clipboard. Podemos ser selectivos e indicar o que pretendemos que seja guardado.
Mas a característica que mais me agradou no ArchiveClipboard foi o facto de – segundo os autores e comprovado por mim – ele ser “à prova” de crash do sistema operativo. A maioria das ferramentas similares a esta o que fazem é colocar em memória o que vão recolhendo e quando o sistema operativo falha elas perdem-se todas.
É possivel, tal como referido acima, escolher e indicar que tipo de conteudos que pretendemos que o ArchiveClipboard guarde. As hipóteses são texto, ficheiros ou imagens. Podemos ainda ser alertados de eventos dos sistema em que o ArchiveClipboard esteja envolvido. E é mostrado no Ambiente de Trabalho um alerta.
A sua interface é extremamente limpa sendo composta por 2 zonas, uma que tem o que actualmente está no clipboard do sistema operativo e outra de histórico, onde podemos navegar e escolher o que pretendemos. Caso façam duplo clique numa das entradas de histórico ou na entrada de do clipboard somos presenteados com um preview do que temos copiado.
Tirando estas características e sem diminuir as qualidades do ArchiveClipboard, este software faz o que é normal vermos. Saliento também a capacidade de arrastar e largar conteúdos, facilitando a acção de “copiar” para “colar”. Se arrastarem, por exemplo, um conteúdo de texto para o vosso Ambiente de Trabalho é criado um ficheiro de texto. Da mesma forma podem arrastar outros conteúdos para diferentes aplicações.
Esta é sem dúvida uma ferramenta a ter em conta como sendo uma excelente aposta para quem pretende vitaminar o seu clipbard. Ainda para mais por ter uma versão portátil e por ser desenvolvida por um Brasileiro que frequentemente visita o Pplware. Testem e vão ver que gostam.
As novidades que o ArchiveClipboard apresentas nesta sua nova versão são as seguintes:
- Nova página e novo domínio
- Melhorias de performance
- Correcções de compatibilidade
- Suporte para outros idiomas (English; Português; Français; Deutsch; Español;)
Artigos relacionados:
- CopyPasteTool – Um clipboard diferente
- Clips – o coleccionador de texto
- Ditto – Clipboard manager
- Glipper para o Ubuntu 7.04