Um administrador deve possuir as melhores ferramentas de monitorização para que tenha uma visão facilitada de toda a rede. Essa monitorização é normalmente realizada ao nível dos equipamentos ativos da rede (ex. routers, switchs, servidores) através do protocolo SNMP.
O Cacti é uma das mais usadas e completas plataformas open source para monitorização de redes informáticas e dispositivos. Hoje ensinamos como pode monitorizar simplesmente uma máquina com GNU/Linux.
Para começar este tutorial vamos ensinar como podem instalar e configurar o SNMP (Simple Network Management Protocol) na vossa máquina Linux. Tal como o nome sugere, este é um protocolo usado para gestão de equipamentos a partir do qual podem saber várias informações sobre um equipamento ou até definir remotamente algumas definições. Para este tutorial vamos usar uma máquina com CentOS 6.
Como instalar e configurar o SNMP?
A instalação do protocolo SNMP é realizada usando o comando:
yum -y install net-snmp net-snmp-utils
Vamos agora proceder à configuração do SNMP. Para tal editem o ficheiro /etc/snmp/snmpd.conf e mudem o valor da community para pplware (por exemplo).
Nota: Há outras configurações que se podem fazer neste ficheiro, mas para este tutorial vamos apenas mudar a community (que funciona quase como uma chave de acesso à informação da máquina via SNMP).
Grave o ficheiro e reiniciem o serviço usando o comando:
service snmpd restart
Para verificar se já é possível obter alguma informação da máquina usem o comando:
snmpwalk -v 2c -c pplware -O e 127.0.0.1
Como podem ver pela imagem anterior, conseguimos obter uma pequena descrição da máquina (Nome, versão do kernel) entre outras informações.
Nesta fase temos a máquina pronta ao nível do SNMP. Fica a faltar agora a configuração desta máquina no Nagios que apresentaremos na segunda parte deste tutorial.
Leia também…