Safari é intitulado como o browser mais elegante, mais rápido e polido da Web, duas vezes mais rápido que o Internet Explorer, mais sofisticado e aprumado que o Firefox e bem mais audaz que o Opera. Segundo o criador é um browser perfeito, aquilo que procuramos num browser encontramos no Safari.
Será este browser a nossa porta para a Internet no iPhone, no novo Mac OS X Leopard, tal como tem sido nos Mac OS’s anteriores.
Aí está ele para massificar o seu potencial, e como podemos fazer isso? Desenvolvendo o Safari para Windows. Com o progresso no desenvolvimento do Leopard a Apple anuncia o salto para a barreira inimiga e eleva o seu browser a híbrido. Este browser anuncia ter tudo o que os demais têm, mas melhor, muito melhor. As suas principais características são:
- Separadores (tabs),
- Uma interface muito apelativa,
- RSS,
- Pesquisa de texto nas páginas,
- Preenchimento automático de formulários,
- Bloqueio de Pop-up’s,
- Segurança
- Campos de texto redimensionáveis,
- etc e etc e etc.
Podem, e devem, dizer que não estão a ler nada que outros browsers bem menos capazes que o Firefox ou o IE não façam. É verdade, têm razão. Mas, e como é apanágio da Apple, eles criam o que todos têm mas tornam-no em algo que dá vontade de ter, nem que seja pela beleza apresenta. Na verdade, na Apple não pretendem reinventar a roda, mas sim torná-la mais redonda, mais perfeita e com menos atrito.
Habituados como vamos estando à qualidade das criações da casa da maçã acho que merece pelo menos que o testemos. Nem que seja para que fique bem quando recebermos o nosso iPhone!!
A Apple está também a desenvolver vários plugins necessários para uma integração total do seu browser na navegação moderna. Veja aqui os plugins disponíveis.