A Apple vai lançar em Portugal um novo software de edição de fotografia especialmente desenvolvido para profissionais de imagem.
Aperture oferece um conjunto de ferramentas de gestão e processamento de imagem, para edição e organização de fotografias.
Segundo a Apple, o software permite trabalhar «tão facilmente no formato RAW quanto em JPEG».
O processo de importar, editar e catalogar imagens torna-se assim mais rápido e eficiente, não sendo necessário converter a imagem para outro formato.
O Aperture é a primeira aplicação do género que agrupa automaticamente sequências de fotos baseadas no intervalo entre exposições.
Inovador é também o facto de o software permitir que os fotógrafos naveguem num ambiente de trabalho full screen .
Os projectos podem ser visualizados em múltiplos ecrãs e as imagens colocadas lado a lado, facilitando o processo de escolha e comparação.
O programa disponibiliza um conjunto alargado de ferramentas de gestão da cor, com suporte específico para perfis ColorSync, e inclui ferramentas para publicação de bibliotecas de imagem na web.
Para demonstrar as potencialidades do seu novo software, a Apple está a realizar uma série de workshops gratuitos. Em Portugal, o encontro está marcado para o dia 6 de Dezembro, no Hotel Altis, em Lisboa, pelas 10 horas. O Aperture começa a ser comercializado em Dezembro, por cerca de 500 euros.