Apresentado no passado mês de Setembro, na KeyNote de apresentação do iPhone, o novo iTunes estava programado para ser lançado em Outubro. Por razões várias a Apple teve de atrasar a sua disponibilização, tendo avançado com o mês de Novembro como a altura do seu lançamento.
O final do mês estava a chegar e muitos especulavam se a Apple iria realmente lançar o iTunes 11 na nova data ou se teria de adiar novamente. Contrariando os mais pessimistas a Apple lançou hoje a nova versão do iTunes, que promete ser totalmente nova e está totalmente redesenhada.
As novidades que este novo iTunes traz compensam o tempo de espera que os seus utilizadores tiveram para lhe poderem aceder.
Foi totalmente redesenhado e, tal como foi noticiado em Setembro, apresenta novidades importantes. Existe a integração com o serviço iCloud e a Apple Store foi também redesenhada.
O novo leitor
Em primeiro lugar o leitor, uma das funções base do iTunes foi redesenhado. Apresenta novas “vistas” e permite que se concentrem apenas e só naquilo que pretendem, evitando estar a misturar conteúdos e outros elementos.
Podem ver todos os álbuns de forma agrupada, sem se preocuparem com o seu conteúdo ou ver esse mesmo conteúdo, mas de forma integrada.
O leitor permite ainda que vejam a próxima música e que as ordenem, de forma a estar essa lista de acordo com o vosso gosto.
Este leitor foi também alterado apresentado agora um novo e alterado mini-leitor, ainda mais pequeno, onde a informação das músicas e outros conteúdos é facilmente acedida.
A integração com o iCloud
A integração com o iCloud permite que disponibilizem de imediato todas as músicas que comprarem num determinado dispositivo nos restantes. Basta carregar no botão de leitura e esta inicia-se de imediato. Se pretenderem entrar em modo off-line existe também a possibilidade de descarregar essas músicas.
Podem também retomar a reprodução de qualquer conteúdo em qualquer dispositivo, sendo levados para o momento onde interromperam a sua reprodução. Podem assim estar a ver um filme no Mac OS, interromper e retomar mais tarde no iPad no mesmo momento em que o interromperam.
Uma Store remodelada
A loja da Apple foi também toda redesenhada para que acompanhasse as alterações que foram introduzidas nas últimas versões do iOS. A experiência de utilização será assim transversal e igual em todos os seus equipamentos onde tenha acesso a ela.
Para além destas novidades, o novo iTunes está todo redesenhado e com uma nova imagem. Todas as funções estão diferentes, sem que isso signifique termo de reaprender a utilizar a ferramenta.
Claro que as mudanças não foram apenas a nível visual e nas novas funcionalidades. A Pesquisa no iTunes foi também melhorada e permite que encontrem mais facilmente as musicas e vídeos que procuram.
A espera que a Apple nos deu por este novo iTunes valeu bem. Está mais moderno, mais simples de usar e com muitas novas funcionalidades. A integração com os restantes serviços da Apple é mais uma vez uma realidade e isso leva a uma integração também como todos os dispositivos em que o iTunes está disponível e a Apple Store.
Mudem de dispositivo, seja ele móvel ou portátil e tenha acesso a todos os seus conteúdos de forma simples e rápida.
Se pretenderem actualizar ou instalar esta nova versão do iTunes podem já fazê-lo através das actualizações de software ou da própria página a Apple dedicada ao iTunes. Quer sejam utilizadores de Windows ou de Mac OS a versão pretendida vai estar lá à vossa espera.
Testem este novo iTunes e dêem-lhe uma oportunidade. Está melhor e mais utilizável. Se forem utilizadores de um iDevice então a integração será ainda melhor. Caso não sejam, não deixam de ter uma excelente experiência, com uma loja muito completa à disposição.