Pplware

AOMEI Partition Assistant, uma forma gratuita de gerir partições

O particionamento é algo que ainda muitas pessoas desconhecem. Quando é adquirido um computador ou disco externo, todo o espaço do disco disponível ao utilizador está abrangido por uma só partição e, geralmente, não é feita qualquer alteração ao particionamento já existente. Mas… será necessário fazer alterações?

É isso que vamos tentar perceber neste artigo, onde pode também ficar a conhecer a aplicação gratuita AOMEI Partition Assistant.

O que é e para que serve o particionamento?

Particionar um disco consiste em alocar uma ou mais partições ao espaço físico disponível no disco. Uma partição é aquilo a que, por exemplo no Windows, se chama de unidade, onde a unidade do sistema operativo é tipicamente a “C:”.

O particionamento, tal como o nome indica, é a gestão de um espaço físico em disco de forma a permitir uma separação dos conteúdos. Como analogia rápida, imagine-se uma gaveta, dentro da qual existem várias caixas mais pequenas que permitem melhor arrumação.

Há várias razões que levam ao particionamento de um disco, criando assim mais partições de modo a servir o propósito pretendido:

 

Gestor de partições: AOMEI Partition Assistant

O Windows possui uma ferramenta de gestão de discos que permite fazer tarefas básicas, como criação de partições e reajuste do tamanho, mas tarefas como remoção de partições do sistema, mover, separar ou juntar partições, cópia integral e migração para disco SSD não estão disponíveis. É este tipo de funcionalidades que o gestor de partições vem acrescentar.

 

Assistentes

Para facilitar a execução das tarefas, existem diversos assistentes que permitem, de forma rápida e simples, fazer a ação pretendida.

Assim, no menu lateral esquerdo, tem acesso aos seguintes assistentes:

Entre estes assistentes destacam-se a migração do SO para SSD, cuja necessidade é cada vez mais frequente, e a cópia de partição, muito útil para fazer uma cópia de segurança rápida.

 

Operações de Partição

Dependendo do tipo de partição selecionada, é possível escolher entre várias opções como redimensionar, mover, unir, dividir, criar, apagar, formatar ou verificar a partição. Embora sejam funcionalidades aparentemente elementares, é necessário uma partição de terceiros para as conseguir fazer pois, como já referido anteriormente, a ferramenta do Windows não suporta algumas dessas funcionalidades.


E é claro, qualquer alteração que faça ficará pendente até que a sua execução seja aplicada, clicando no botão Aplicar no canto superior esquerdo. Poderão ser aplicadas várias operações de uma só vez.

 

Vídeo: particionar um disco rígido rapidamente

 

Razões para optar pelo AOMEI Partition Assistant Standard

Com várias soluções semelhantes no mercado, é normal que hajam algumas dúvidas no que diz respeito à escolha do software gratuito mais apropriado para gestão de partições.

Assim, com este software, pode contar com:

A aplicação AOMEI Partition Assistant disponibiliza gratuitamente uma vasta lista de funcionalidades. Para funcionalidades mais avançadas, como redimensionamento de drives dinâmicas, conversão de uma drive do sistema entre MBR e GPT, conversão entre unidade primária e lógica ou mesmo para utilização em servidores, existe uma versão paga.

 

Veredicto

PRÓS

CONTRAS

Se pretende uma ferramenta sempre pronta a fazer vários tipos de ajuste nas suas drives ou partições, de forma simples e rápida, a aplicação AOMEI Partition Assistant conseguirá certamente adequar-se às necessidades, a custo zero.

Exit mobile version